Se você estiver tomando contraceptivos orais combinados (o tipo mais comum de pílula anticoncepcional), poderá ter sangramentos que desaparecem até dois meses depois de começar (4).
No meio da cartela de anticoncepcional, um sangramento aparece e pode preocupar a mulher. Isso acontece porque algumas pílulas têm maiores chances de oferecer esse risco de sangramento dependendo do organismo da usuária com determinada pílula.
Ainda segundo Sérgio, o uso de alguns métodos contraceptivos hormonais e medicações influenciam a cor do sangue menstrual. “O fluxo marrom escuro, em pequena quantidade, pode aparecer em pacientes que tomam pílulas anticoncepcionais ou que usam anti-inflamatórios para cólica.
Deve-se continuar a tomar os comprimidos, pois, em geral, o sangramento intermenstrual cessa espontaneamente, uma vez que seu corpo tenha se adaptado ao medicamento (geralmente, após 3 meses de tomada dos comprimidos). Caso o sangramento não cesse, torne-se mais intenso ou reinicie, consulte o seu médico.
Durante o período fértil, algumas mulheres podem ter um sangramento de escape. Urinar depois da relação sexual é muito importante. Isso previne infecções urinárias e ajuda a eliminar bactérias da região genital.
O sangramento após relação sexual deve ser olhado com atenção. Após a primeira relação sexual pode acontecer pelo atrito com a mucosa do hímen. Mas quando o sangue aparece de forma frequente após transar, deve ser investigado com ajuda do ginecologista.
Spotting ou sangramento de escape é um leve sangramento que ocorre fora da época do fluxo menstrual. Pode ser causado pelo uso de métodos anticoncepcionais. É um sintoma muito comum durante o período de adaptação a um contraceptivo, mesmo com uso regular.
Vale esclarecer que ultrapassar a data da menstruação em poucos dias é comum, inclusive para as mulheres com menstruações regulares. Porém, a partir de 15 dias, já é considerado um atraso que necessita ser observado. Nesse sentido, a primeira suspeita para menstruação atrasada é uma possível gravidez.
14 sintomas de gravidez iniciais