Quando se resolve parar o uso do anticoncepcional, podem surgir algumas mudanças no corpo, como perda ou ganho de peso, atraso da menstruação, piora das cólicas e dos sintomas da TPM. Além disso, após parar o anticoncepcional, o risco de gravidez pode voltar a existir assim que os ovários retornam à sua função normal.
"Comecei aos 22 anos, para evitar gravidez, mas até meu corpo adaptar tive muitos enjoos, sempre tomava no horário antes de dormir para não sentir tanto. Tive uma série de escapes e hemorragias, fiquei mais de 20 dias sangrando. Além de outros sintomas como inchaço, retenção de líquido, dificuldade em manter e ganhar massa magra.
Segundo a pesquisa global “Millennials e Contracepção — Por que nos esquecemos?”, realizada pela Bayer em 9 países com 4,5 mil mulheres, e que no Brasil contou com apoio do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as brasileiras são as que mais esquecem de tomar a pílula. Enquanto a média mundial ficou em 39%, aqui 58% das entrevistadas afirmaram ter esquecido de tomar o anticoncepcional pelo menos uma vez no último mês. Entre os motivos apontados estão estresse e ter guardado o medicamento em local pouco visível.
Os anticoncepcionais injetáveis, por conter maiores níveis de hormônios, podem causar uma demora maior para os ovários e útero permitirem uma gravidez, porém, tudo vai depender da capacidade de cada organismo de eliminar as substâncias artificiais do corpo e voltar a produzir as suas próprias.
Se você suspender as pílulas anticoncepcionais no meio do ciclo, poderá apresentar sangramentos de escape ou mesmo mais acentuados antes da próxima menstruação. No entanto, o sangramento irregular após suspender a contracepção é um fenômeno temporário e deve desaparecer depois de alguns meses.
Como os hormônios femininos, progesterona e estrogênio, produzidos naturalmente nos ovários têm uma variação mais intensa e abrupta ao longo do mês, em relação a quando se toma o anticoncepcional, é mais comum haver piora da TPM, com irritabilidade, tristeza, impulsividade, alterações do sono e dor de cabeça.
Para muitas pessoas, a ovulação começará algumas semanas depois de parar de tomar pílulas anticoncepcionais. No entanto, isso pode levar mais tempo, principalmente se você toma contraceptivos injetáveis.
"Comecei aos 17 anos, pois estava pensando em iniciar minha vida sexual. Minha pele ficou muito boa, mas eu tive uma ferida no colo do útero, causada pelo uso de hormônios. Minha libido praticamente morreu. Tive que cauterizar duas vezes a ferida no colo do útero e parei de tomar logo em seguida, aos 19 anos. Após parar tive bastante acne, desequilíbrio emocional, queda de cabelo. Eu tive muita cólica e sangramento bem intenso. Lembro de ir para uma aula de duas horas e o absorvente encharcar nesse tempo.
Mesmo que demore para regular o seu ciclo menstrual, isso não significa que há algo de errado com a sua saúde. No entanto, se você ficar muitos meses sem menstruar ou apresentar algum sintoma extra, procure um médico ginecologista.
Além disso, vale lembrar que o tempo que você usou a pílula não afeta a sua fertilidade, pois assim que você deixa de usá-la, seu corpo retoma a produção hormonal de antes.
Pode demorar alguns dias até um ano para normalizar a fertilidade, mas estudos mostram que após 2 anos depois de parar de usar anticoncepcional, a fertilidade volta a ser a mesma do que a de uma mulher que nunca tomou pílula.
Por outro lado, como parar o anticoncepcional pode provocar oscilações maiores no humor da mulher, também acontece o ganho de peso devido ao maior apetite, indisposição para atividade física e maior desejo por doces.
Não existe um método definido para parar de tomar pílulas anticoncepcionais após utilizá-las por um longo período. Você pode suspender o uso no meio do ciclo menstrual ou acabar a cartela atual e não iniciar uma nova. Se você quiser ter uma menstruação mais regular, provavelmente é melhor terminar a cartela atual.
Eu me acostumei desde o primeiro dia sem o AC, detesto tomar remédio. Meu corpo está se acostumando bem, apareceram algumas acnes e meu humor ficou bem instável no primeiro mês. Mas, desinchei e não sinto mais dores de cabeça com frequência. Eu nem lembro que tomei anticoncepcional por tanto tempo na minha vida".
Algumas mulheres ganham peso após a suspensão, apesar de ser algo incomum. Caso engorde ao parar de tomar pílulas anticoncepcionais, ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas pode ajudá-la a voltar ao seu peso anterior.
O que fazer: o ideal é apostar em uma alimentação saudável, rica em cálcio, vitamina B6 e magnésio, como legumes, frutas, verduras, peixes e cereais integrais, que ajudam o corpo a equilibrar os níveis de hormônios e eliminar toxinas. Essas toxinas pioram a retenção de líquidos e o mau humor. A realização de atividade física é fundamental para melhorar a circulação, queimar de gordura e regular o apetite.
Ao parar o uso do anticoncepcional, os ovários precisam voltar a produzir seus hormônios, o que leva tempo e a produção dos hormônios não ocorre de forma regular, de forma que pode ser notada alteração nos ciclos menstruais.
O tempo de adaptação do corpo da mulher à ausência dos hormônios do anticoncepcional pode variar, geralmente entre alguns dias até 1 ano, principalmente se o anticoncepcional tiver sido usado por muitos anos e de acordo com o tipo de anticoncepcional utilizado.
"Comecei aos 15 anos, como um tratamento para ovários policísticos. Durante o uso do anticoncepcional ganhei peso, senti muita cólica e TPM. Minha circulação foi prejudicada, o que acabou resultando em varizes nas pernas. Parei por volta dos 25 anos por causa de todos esses efeitos, mas principalmente pelas varizes. Tenho histórico de trombose na família (minha mãe). Depois que fiz a cirurgia para retirá-las, parei a pílula e passei a usar DIU. Mesmo com um pequeno aumento no fluxo, minha experiência de parar o AC está sendo ótima, me sinto muito bem. Tenho muito menos TPM e cólica do que quando tomava pílula. Minha libido também melhorou muito".
As pílulas anticoncepcionais contêm o hormônio estrogênio, que pode causar retenção de líquidos e ganho de peso. Ao suspender o uso da pílula, seu corpo para de reter tanta água, causando alguma perda de peso.