3 anos
Para quem possui licenciatura em pedagogia é possível ministrar aulas em creches, pré-escolas e no período da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental. Já as aulas que são dadas a partir da 6ª série é necessário que o pedagogo tenha licenciatura plena na disciplina que ele pretende ministrar.
O curso de Letras pode ser realizado em duas titulações: bacharelado ou licenciatura. Ambas modalidades possuem duração média de quatro anos. Na licenciatura em letras o estudante é preparado para dar aulas do ensino fundamental II (6º ao 9ª ano) ao ensino médio.
Para atuar na Educação Infantil é desejável obter curso de nível superior na modalidade Licenciatura, "de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a formação em nível médio, na modalidade normal.
A principal atividade de quem se forma em Pedagogia é dar aulas no na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). No entanto, há outras áreas que esse licenciado pode seguir.
Ou seja, tanto um pedagogo quanto um professor formado no magistério de nível médio estão autorizados a dar aulas de Arte e Educação Física para os seus alunos. Contudo, esses profissionais não podem atuar com turmas do 6º ano em diante nem no Ensino Médio.
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O profissional graduado precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado, bem como uma stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais.
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
Graduação em teologia inclui formação católica, espírita e até umbandista. Não precisa seguir a religião para fazer o curso, que dura quatro anos. Bacharel em teologia pode dar aula ou trabalhar na área pastoral.
As competências de um teólogo envolvem o estudo e a análise dos diversos aspectos da fé em sua filosofia e a sua influência na sociedade e no comportamento humano. Assim, esse profissional dedica-se a entender a religião em sua essência, em seus dogmas e na base da crença dos seus seguidores.
Quando pensamos no trabalho de um teólogo, provavelmente a ideia que vem à cabeça é a figura de um líder religioso, como padre ou pastor evangélico. Porém, há outras áreas em que o teólogo pode atuar, entre as quais ensino religioso em escolas e universidades, produção editorial, pesquisa científica e trabalho social.
O teólogo está cadastrado na Classificação Brasileira de Ocupações sob o código CBO 2631-15. Sua faixa salarial média está entre R$ 2.
Profissão Teólogo: salário e carreira na área de TEOLOGIA