4 anos
O curso Superior Sequencial em Gestão de Segurança Pública e Privada tem como objetivo formar profissionais que sejam capazes de planejar, executar e supervisionar projetos, relacionados à segurança pública e patrimonial e que efetivamente contribuam para a pacificação social e melhoria da qualidade de vida da ...
A segurança privada é composta por atividades que possuem o objetivo de proteger de forma preventiva empresas, estabelecimentos e pessoas em uma determinada área. A segurança pública é tratada como um direito fundamental do cidadão e é de competência dos governos federal, estadual e municipal.
Nos órgãos públicos de segurança, o profissional de Segurança Pública realiza a prevenção e repressão do crime, idealizando e implementando ações de segurança federal, estadual ou municipal, tais como: Polícia (Militar, Civil, Rodoviária, Federal), Secretaria de Segurança, Ministérios, Penitenciárias, dentre outras.
Já a gestão privada, como o próprio nome sugere, é o tipo de gestão visto em empresas privadas, que são geridas de modo mais profissional e que sempre visam os melhores resultados possíveis.
As organizações públicas têm um controle político do Estado por meio de eleições. Já nas empresas privadas, o controle é exercido pelo mercado por meio da concorrência entre as companhias.
Há muitas diferenças entre trabalhar nos setores público e privado. ... "No setor privado, o sucesso depende das atividades realizadas por meio do fornecimento de produtos ou serviços prestados. Já o setor público é a atividade do estado, seja na esfera municipal, estadual ou federal.
Gestão Social está preocupada com as relações entre tecnologia, ciência e sociedade. Os campos de atuação da Gestão Social envolvem os processos de gestão considerando o interesse da sociedade enquanto um todo e sua interelação com o econômico. ...
A partir desta revisão, foram identificadas 9 categorias centrais (objetivo, valor, racionalidade, esfera de atuação, protagonistas, comunicação, processo decisório, autonomia/poder, e operacionalização), que serviram para a discussão e proposição dos fundamentos da gestão social.
Entendemos como Gestão Social o processo de administrar, gerenciar as ações sociais públicas, que ocorre por meio de três elementos fundamentais que são, o planejamento ou gestão propositiva que envolve o processo de formulação das políticas; a execução que é a efetivação das ações que foram planejadas e a avaliação ...
A Gestão Social é o processo de gerência e administração de projetos ou programas sociais. A gestão social orienta as empresas nas ações e projetos de responsabilidade social corporativa, que valorizem o relacionamento ético entre empresa, trabalhadores e a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.
127), a gestão social é: As ações que intervêm nas diferentes áreas da vida social para a satisfação das necessidades da população. Gestão social deve ser viabilizada através de políticas e práticas sociais articuladas e articuladoras das diversas demandas.
A descentralização político-administrativa e territorialização fazem parte das bases organizacionais previstas no processo de gestão do SUAS. O que não é considerado instrumento da gestão SUAS: a) Plano de Previdência Social.
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) comporta quatro tipos de gestão: da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios. As responsabilidades da União passam principalmente pela formulação, apoio, articulação e coordenação de ações.
Os instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do SUS são: o Plano de Saúde e as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Estes instrumentos se interligam sequencialmente compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS.
Agendas de Saúde; Planos de Saúde; Relatórios de Gestão; Plano Diretor de Regionalização (PDR); e Programação Pactuada e Integrada (PPI). Estes instrumentos têm uma lógica nacional de funcionamento, procurando articular os diferentes níveis de governo no que diz respeito à atenção à saúde.
Instrumentos de Planejamento do SUS
Principais instrumentos de planejamento:
Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.