Mantenha o amendoim em recipientes fechados e em local fresco, seco e escuro. Caso prefira, pode guardar na geladeira ou até congelar por, no máximo, três meses.
Alimentos não-perecíveis são aqueles que podem ser guardados por períodos longos e trazem menores dificuldades à conservação, porque podem ficar à temperatura ambiente, como por exemplo: milho, macarrão, feijão, soja, arroz, café, fubá, açúcar, polvilho, farinha de trigo, cevada, farelo de trigo, leite em pó, óleo, ...
Pasta de amendoim natural: se for guardar no armário, coma em menos de um mês. Se for armazenar na geladeira, ela pode durar vários meses. Pasta de amendoim com conservantes: se armazenada no armário, permanece boa de dois a três meses. Na geladeira, pode durar até nove.
Se você quiser uma farinha bem fininha, basta batê-la no liquidificador aos poucos e pronto. Aí é só armazenar em um pote de vidro (não precisa ser em geladeira) por até 3 meses.
Se o pote da pasta de amendoim industrializada estiver aberto, ele pode ficar em temperatura ambiente, sempre feche bem o pote! Ele irá durar até três meses após aberto.
A pasta dura em média de 1 mês se conservado na geladeira. Você pode armazenar fora da geladeira para manter a cremosidade, neste caso dura menos tempo, cerca de 2 semanas.
Bater na tampa do pote Basta dar um golpe seco sobre a tampa, em um ângulo de aproximadamente 45º. A pancada fará com que a pressão exercida pelo ar seja aliviada e a tampa se soltará mais facilmente.