Quanto Tempo Dura As Dores Da Chicungunha?

Quanto tempo dura as dores da Chicungunha

Os sintomas mais comuns de Chikungunya são febre alta, inchaço e dor nas articulações, aparecimento de manchas vermelhas na pele, dor muscular, maior sensibilidade à luz e cansaço excessivo e surgem após a picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus da Chikungunya.

Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de:

Diagnóstico

O diagnóstico da Chikungunya é feito inicialmente pelo clínico geral ou infectologista por meio da observação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. No entanto, para confirmar a infecção, pode ser indicada a realização de exame molecular, para verificar a presença do vírus na circulação, ou sorológico, para avaliar a presença de anticorpos produzidos pelo corpo contra a infecção. Tanto o exame molecular quanto o sorológico são feitos a partir de uma pequena amostra de sangue. Veja mais detalhes sobre o diagnóstico da Chikungunya.

Apesar disso, ele conta que hoje se sente muito melhor, já que no início as dores eram incapacitantes. "Durante o primeiro ano da doença eu fiquei muito incapacitado. As dores eram muito fortes e eu tive que fazer um longo tratamento com corticoides. Antes da doença eu malhava, corria e era bem ativo. Em pouco tempo, eu não conseguia mais fazer exercícios físicos. Naquela época, eu não conseguia segurar nem uma xícara ou manter o smartphone na mão sem sentir muitas dores. Era uma situação horrível", recorda.

Quanto tempo duram os sintomas

Quanto tempo duram os sintomas

Além dos remédios, outras dicas importantes são colocar compressas geladas nas articulações, para aliviar o inchaço e o desconforto, assim como beber líquidos e descansar, para permitir que o corpo consiga se recuperar mais facilmente.

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Sintomas de gravidade

Estes sintomas são raros mas podem acontecer em algumas pessoas sendo causadas pelo próprio vírus, pela resposta do sistema imune da pessoa ou devido ao uso dos medicamentos.

Em caso de suspeita de chikungunya é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento apropriado, que geralmente envolve medicamentos como antitérmicos e analgésicos.

A chikungunya é uma doença causada pelo vírus Chikungunya que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, causando sintomas, como febre alta e dor intensa nas articulações, e podendo provocar sequelas, como rigidez articular e dor no corpo, que podem persistir por anos.  

Possíveis sequelas

Possíveis sequelas

Para responder algumas dessas perguntas, conversamos com a reumatologista do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN-DF), Maira Rocha. Ela explica que a evolução da doença varia bastante de pessoa para pessoa. "Em algumas pessoas a dor pode desaparecer em poucas semanas. Mas, normalmente, essas dores costumam durar um período médio de 12 a 18 meses. Porém, não é uma regra, existem casos de pessoas com dores persistentes por 3 ou 4 anos, por exemplo", disse.

Anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno e diclofenaco, e AAS geralmente não são indicados devido ao risco de sangramento nos primeiros nos primeiros 2 dias do início dos sintomas, ou até 14 dias caso ainda exista a suspeita de dengue.

Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (analgésicos). Na fase aguda, recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância. O tratamento é oferecido de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Casos Confirmados

A febre chikungunya em bebês recém-nascidos pode ser grave levando a complicações graves porque o sistema nervoso central pode ser afetado havendo possibilidade de convulsões, meningoencefalite, edema cerebral, hemorragia intracraniana. Também podem surgir hemorragias e comprometimento do coração com disfunção ventricular e pericardite.

O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. São três os tipos de testes capazes de detectar o Chikungunya: sorologia, PCR em tempo real (RT‐PCR) e isolamento viral. Todas essas técnicas já são utilizadas no Brasil para o diagnóstico de outras doenças e estão disponíveis em laboratórios de referência da rede pública, para onde são enviadas amostras de sangue de pessoas com suspeita de ter a doença.

Embora os sintomas da chikungunya geralmente desapareçam com a melhora da infecção, as sequelas podem persistir por até 6 anos ou mais. Assim, em caso de suspeita de sequelas da chikungunya, é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e, quando indicado, iniciar o tratamento.

Fenilcetonúria (PKU)

A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.

Na fase aguda, o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.

No caso de Ricardo Dantas, com a evolução da doença, as dores também se concentram em uma parte específica do corpo. "No meu caso, as dores ficaram localizadas mais na parte superior do corpo, principalmente nas mãos, nos dedos, nos cotovelos e nos ombros. Por isso, no trabalho o impacto foi grande. Eu sou oficial de justiça e trabalhava na rua. Pela doença, fui remanejado para realizar trabalhos internos, mas não conseguia nem digitar por causa das fortes dores que eu sentia nos pulsos", lembra.

Como confirmar o diagnóstico

A reumatologista Maira Rocha explica que a fase inicial da doença é a mais complicada e a que requer mais cuidados. A atenção deve ser redobrada, principalmente, na fase aguda da chikungunya. "Existem estudos que mostram que uma das poucas coisas que podem evitar a evolução da doença para a fase crônica são os cuidados na fase aguda. É muito importante manter o repouso absoluto nesse momento e evitar a automedicação, que pode piorar o quadro do paciente", esclarece.

A dor nas articulações tende a ser intensa, prejudicando nas tarefas diárias e afetando principalmente as mãos, cotovelos, tornozelos e joelhos. Embora a dor geralmente desapareça entre 1 e 3 semanas, pode persistir por até 3 meses e causar a piora de outras doenças que afetam as articulações como osteoartrite e artrite reumatoide. Confira mais detalhes dos sintomas de chikungunya e a sua duração.

Quantos dias dura os sintomas da Chicungunha?

A infecção por Chikungunya começa com febre, dor de cabeça, mal estar, dores pelo corpo e muita dor nas juntas (joelhos, cotovelos, tornozelos, etc), em geral, dos dois lados, podendo também apresentar, em alguns casos, manchas vermelhas ou bolhas pelo corpo. O quadro agudo dura até 15 dias e cura espontaneamente.

Quanto tempo dura a dor da chikungunya?

Ela explica que a evolução da doença varia bastante de pessoa para pessoa. "Em algumas pessoas a dor pode desaparecer em poucas semanas. Mas, normalmente, essas dores costumam durar um período médio de 12 a 18 meses.

Qual a melhor maneira de consumir inhame?

O inhame pode ser consumido cozido cortado em rodelas, assim como a batata doce, ou pode ser usado em preparações como bolos, tortas e purês.

Quantos dias de atestado para cada doença?

Se o atestado médico for inferior a 15 dias, mas, dentro do período de 60 dias, o empregado apresentar novos atestados, contínuos ou descontínuos, decorrentes da mesma doença (não precisa ser o mesmo CID – Classificação Internacional de Doença), que ultrapassem a 15 dias, o empregado poderá ser afastado para ...

Como age a Chikungunya no organismo?

Além de febre e mal-estar, o vírus chikungunya pode provocar complicações no longo prazo, como inflamações nas articulações, que causam dores fortes, inchaço e limitação de movimento. São sintomas parecidos com os da artrite reumatoide.

Como diferenciar o inhame tarô do cara?

Assim, ficou definindo que inhame é a mesma coisa que cará, e se refere ao alimento de origem africana e de nome científico Dioscorea cayanensis Lam. Já o que no sudeste é chamado de inhame, na nomenclatura padronizada ficou definido como taro, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.) Schott.