É necessário doses de reforço da vacina a cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves, antecipar a dose de reforço para 5 anos após a última dose. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias.
9 anos. Vacina HPV (meninas), que protege contra a infecção pelo Papiloma Vírus Humano, que além de ser responsável pelo HPV, previne o câncer do colo de útero em meninas: deve ser administrada em 3 doses no esquema 0-2-6 meses, em meninas.
Particulares (SBP): Tem uma dose a mais da vacina contra catapora, senda a primeira com 1 ano e a segunda com 1 ano e 3 meses. No esquema gratuito, a vacina contra catapora é dada apenas com 1 ano e 3 meses. No esquema particular, a vacina contra Hepatite A é dada em duas doses, uma agora e uma depois de 6 meses.
Ao completar um ano e três meses, o bebê deve tomar o reforço da vacina pentavalente. A quarta e última dose desta vacina é reforçada com DTP e previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B.
Embora a reação de vacina não seja comum em todos os casos, já é um mal aguardado por todos os pais quando iniciam a vacinação infantil. A reação pode vir a surgir ate 48 horas após a aplicação e costumam ter seu desaparecimento de forma natural após 2 a 3 dias.
1 ano a 1 ano e 3 meses Ofereça à criança objetos de diversos tamanhos, para que ela aprenda a encaixar e retirar um objeto do outro. Crie oportunidades para ela se locomover com segurança, para aprender a andar sozinha.
Para fazer uma compressa fria em casa, basta envolver um saco de legumes congelados, por exemplo, em uma toalha ou pano e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Uma outra possibilidade é misturar 1 parte de álcool com 2 partes de água e colocar num saco tipo ziploc e deixar no congelador.