Sabia que muitos Municípios possuem uma lei que determina que o tempo de espera na fila do banco não pode ser maior do que 15 minutos? Neste artigo, explico um pouco sobre isso.
Fiquei na fila do BB por 4 horas para pagar um boleta que já estava vencida e só poderia ser paga nesta agencia, cujo a autenticação do horário de atendimento era de 18hs e 38min. por aqui as agencias fecham as 16.00hs, entrei com um processo e a juiza disse que era improcedente, pois não tinha como provar que fiquei tanto tempo assim, mas se a agencia fecha as 16.00hs, e a autenticação do pagamento foi as 18.38 só aí prova que eu fiquei, 2hs e 28 minutos, só que eu cheguei na agencia antes das 15.00 horas. Estamos entrando com recurso.
# Vicio em meu produto, e agora?
Seria ótimo se na prática fosse fácil como é falar. Sou correntista BB e sempre que vou lá passo horas. Uma vez tinha um problema que podia ser resolvido no caixa sim, assumo. Porém, não havia funcionário que orientasse as pessoas. No mesmo dia precisei falar com o gerente, enquanto eu esperava, ele estava conversando com uma cliente queera sua conhecida. Enquanto eu estava há exatos 1h:15 min aguardando me atenderem. Não adianta vir aqui defender porque é um bom emprego e você faz parte do banco quando não se colocar no lugar do cliente 😉
Sou caixa no Banco do Brasil e vou expor o outro lado da situação. Lei é lei, direitos são direitos, ok, mas as pessoas se esquecem (ou ignoram, ou simplesmente fazem de propósito) que existem meios alternativos de atendimento. Ninguém precisa ficar uma hora na fila do banco (o que hoje nem é tão ruim assim, pois é um dos lugares mais frescos da cidade e as pessoas esperam sentadas). No caso do BB, quase tudo pode ser feito nos caixas de autoatendimento (e sempre há um funcionário para auxiliá-los). No caso de não serem correntistas ou poupadores no BB (usuários), os Correios funcionam como banco postal e 90% dos serviços que faça a usuários pode ser feito lá. As pessoas tem o direito de escolher onde pagar suas contas, mas como alguns bancos (Bradesco, por exemplo) proíbem certos serviços, grande parte do público concentra-se nas mesmas agências. E não, o banco não tem como colocar mais caixas para atender, isso necessitaria uma grande reforma em centenas de agências pois não há espaço físico para tanto.
Carlos Alexandre, você estaria certo em tudo se não fossem os lucros astronômicos que os bancos possuem. Acabo de sair de uma fila de 33 minutos, com apenas uma atendente, para uma opção que não tinha outra forma de atendimento.
Para o relator, nesse caso, “a responsabilidade do banco decorre, evidentemente, de uma violação a um dever contratualmente assumido, qual seja, o de proporcionar aos clientes, por meio de funcionários qualificados e em número proporcional à demanda dos usuários, os meios necessários para a fruição dos seus serviços”.
Segundo o relator, desembargador Rodrigues de Aguiar, encontra-se pacificado o entendimento no Supremo Tribunal Federal quanto à constitucionalidade da lei municipal que regula o atendimento ao público em instituições bancárias, que é matéria de interesse local e de proteção ao consumidor e não está relacionada com os serviços financeiros em si, esses sim de competência da União.
É por causa de pessoas como vc que o atendimento principalmente em instituiçoes publicas é pessímo! Lugar agradavel? Todos temos mais o que fazer e agora mesmo estou na fila da caixa economica aguardando para assinar uma abertura de conta a mais de uma hora…Caixa o pior banco do mundo!!!!e o BB esta junto em 1°…lixo..
"Assim, as questões relacionadas à atividade bancária no que diz respeito a segurança de seus clientes, enquadram-se no interesse local e, portanto, compete ao Município legislar a respeito, nos termos do artigo 30, inciso I, da Constituição Federal, que busca a segurança da população", completou o magistrado.
Aqui em Porto Seguro a demora foi muito longa. Fui para solicitar uma segunda via de cartão, esperei por 4 horas. Fiquei com dor na coluna, fome e dor de cabeça, perder minha tarde em um banco. Não tem muitos funcionários e isso faz que ocorra essa demora.
Ao analisar os autos, o juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga, citou o Código de Defesa do Consumidor, que define que “o fornecedor de serviços responde objetivamente pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos verificados na sua prestação, só podendo ser ilidida na hipótese de culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro”.
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Sua colocação foi infeliz meu caro Carlos Alexandre, não vou ao banco para usufruir do ar ou de assentos.Aqui em Sergipe, são poucos os bancos que oferecem assentos e infelizmente temos que esperar em pé. Eu passei ontem 2:45 horas para descontar um cheque. serviço que no autoatendimento não tem. Sinceramente é um desrespeito para com o consumidor. quando eu entrei no banco, tinham 6 caixas para atender e em 10 minutos ficaram somente 2 caixas para atender mais de 60 pessoas. Um absurdo!!!
Simples, é só colocar todos os caixas para funcionar, quando vou no banco sempre vejo uma sequência de mais de 10 caixas, porém 2 funcionários. Os Bancos são as entidades que mais lucram neste país.é acho que tem que doer no bolso deles mesmo!!! Só assim terão um pouco mais de respeito com o cidadão. Há, e você que defende seu banco, fica de olho, pois o BB vai fechar mais de 40 agências só aqui no RJ. E muitos funcionários com cargos comissionados serão dispensados. É não está fácil pra ninguém.
Diante do descumprimento dos dispositivos legais supracitados, caberá ao consumidor denunciar junto aos órgãos administrativos reguladores das relações financeiras (BACEM) e de consumo (PROCON), além é claro de poder recorrer ao judiciário para a busca de indenização, conforme o caso concreto.
A saber, no município de Campinas – SP existe uma lei municipal (LEI Nº 12.330 DE 27 DE JULHO DE 2005 publicada no DOM de 28/07/2005) que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias e demais estabelecimentos de crédito de colocar à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixas, para atendimento digno e profissional aos seus clientes no município (adaptado), ou seja, as instituições financeiras e PABs deverão estar adequadas para a realização do atendimento dentro de tempo hábil de modo a preservar a dignidade do consumidor zelando o atendimento de forma profissional (dentro dos padrões exercidos no mercado).
# Das praticas abusivas na relação de consumo.
Meu pai, que e idoso, estava de recuperação de uma cirurgia complicada, eu estava tendo que administrar os remédios dele de hora em hora, ele teve que voltar para o hospital para ser internado duas vezes.
Vcs são um bando de incompetentes porque vcs estão em seus horários de trabalho e nem todas as pessoas tm acesso aos serviços lei é para ser cumprida e um fato vcs pensarem assim so na cabeça podre de vcs…
Quero parabenizar o Banrisul de Sapucaia do Sul pela demora no atendimento, quando a gente acha que já viu de tudo, aparece mais uma surpresa….. Hoje dia 20/07/2016 cheguei na agencia Sapucaia centro as 15:35 hs não é fora de hora já que o banco deve atender o cliente em 30 minutos tempo maximo… só que ia ser atendido 16;29 minutos, eu precisava fazer uma transferencia bancária para a CEF mas como disse o atendente que transferencia o horario fecha as 16;30 hs não foi possivel fazer a transação… MORAL DA HISTÓRIA 55 MINUTOS NA FILA E NADA…. BANRISUL VAMOS RESPEITAR OS CLIENTES…..
“recomenda-se que qualquer reclamação seja primeiramente efetuada nos locais onde o atendimento foi realizado ou no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição.
Estender a lei para todos os setores públicos e privados sem exceções, os bancos na sua maioria já se adaptaram, porém, todos os setores públicos a demora pode chegar mais de oito horas, e, para, reflexão, se para o banco tem ser em quinze minutos, porque não pode ser para atendimento no posto de saúde, mercado, entre outros.