Você está acostumada a pintar o cabelo sozinha, mas às vezes bate uma dúvida sobre o tempo ideal do retoque dos fios? O hairstylist Alê Crema esclareceu que tudo depende do ritmo de crescimento das suas madeixas, falou sobre os riscos de colorir os fios em um intervalo curto de tempo e ainda apontou quais são os cuidados ideais a ter na pré e pós coloração. Confira a entrevista completa!
O cabelo é capaz de transformar totalmente a aparência e a autoestima de uma pessoa, por isso, ao pensar em mudar o visual, ele é um dos principais alvos. Quando as pessoas cansam do que veem no espelho, muitas recorrem à tintura para mudar os ares, e essas transformações trazem medos e expectativas, já que o resultado pode ficar incrível, mas também pode ter um efeito contrário.
A Luminous foi considerada a pior, enquanto a Biocolor, em vez de desbotar, com o tempo foi deixando os cabelos mais opacos, escurecendo ainda mais os fios. A Pro Teste admite que a marca Márcia é difícil de encontrar, mas o preço mínimo da Imedia Excellence equivale a dois produtos da Márcia.
O melhor momento para colorir os fios é quando eles já estão sujos, ou seja, dois dias depois de lavar o cabelo. Alguns óleos naturais produzidos pela raiz são essenciais para a melhor fixação da cor.
Em média, nosso cabelo cresce 1 centímetro por mês, no total de 12 centímetros no ano. ... No entanto, é recomendado para ambos esperar um intervalo entre 15 e 45 dias para pintar os cabelos. Sugerimos que: A cada 15 dias: mulheres com crescimento acelerado de fios brancos.
O loiro é uma das cores mais amadas entre as brasileiras. Mas acontece que nem todos podem se identificar com a mudança nos tons de loiro, mas acabam descobrindo somente após a descoloração. Nesse caso, se você pintou o cabelo de loiro e não gostou é preciso focar, primeiro, na saúde capilar.
O tempo menor pode resultar em cobertura ou clareamento insuficiente dos cabelos e, se ultrapassar, a cor pode escurecer ou clarear mais do que o esperado. Excedendo o tempo recomendado, a coloração permanente pode irritar o couro cabeludo e causar queda de fios.
Coloração capilar é coisa séria! Marca momentos da vida, mas pode nos trazer alguns arrependimentos. Vale lembrar que a cor ideal para seu cabelo é aquela que você se identifica e se entende como bela e belo. Portanto, avalie, busque inspirações e se jogue nas mudanças, sempre priorizando sua saúde capilar.
Isso significa que pintar o cabelo duas vezes no mesmo dia não é uma boa opção, pois se você não respeitar o tempo de pausa, pode danificar os fios, sendo bastante trabalhoso devolver a saúde das madeixas.
Quanto tempo depois de pintar o cabelo posso fazer luzes? Como comentamos anteriormente, você até pode fazer os dois procedimentos no mesmo dia – mas com a consciência de que tanto a tintura quanto as luzes são agressivas e podem deixar os fios ressecados e porosos.
Se você quiser dar um banho de brilho ou usar uma máscara pigmentante no cabelo que possui coloração, o ideal é aguardar 15 dias. Caso você tenha feito uma descoloração, o tonalizante pode ser aplicado no mesmo dia. Por não possuir amônia, o produto pode ser usado com frequência, mas sem exageros.
Talvez você não esteja desesperada para corrigir a tintura que deu errado. Mas também não gostou muito do resultado final. Nesses casos, saiba que o intervalo ideal entre uma coloração em outra é de 45 dias em média. Pintar com muita frequência prejudica a saúde dos fios, pode deixá-los ressecados e quebradiços.
Se você pintou com tonalizante, a cor do cabelo deve clarear após algumas lavagens. Usar máscaras hidratantes oleosas pode ajudar. Mas será preciso ter um pouco de paciência para que os fios clareiem.
Porém, o cabeleireiro destacou que os cuidados pós-coloração são muito importantes para manter a cor dos fios em dia: "Recomendo usar uma linha de tratamento completa com shampoo, condicionador e máscara de tratamento específica para a cor do seu cabelo, pois mesmo pintando os fios com uma excelente coloração, se as madeixas não tiverem uma manutenção adequada à sua cor, elas podem ficar opacas e o tom desbotar mais rápido", finalizou Alê.
Para otimizar o tempo no salão, a dúvida sobre fazer os dois procedimentos no mesmo dia é comum, e a resposta é positiva: sim, dá para fazer a selagem logo depois de alterar a cor do cabelo. No entanto, aguardar alguns dias para fazer o procedimento pode garantir um efeito ainda melhor. O que acontece é o seguinte: como a coloração também pode hidratar os fios, o cabelo permanecerá saudável em um primeiro momento. Depois, com a ação dos agentes externos, é preciso repor ao fio os nutrientes, como a queratina usada na selagem capilar.
Já com o tonalizante é possível escurecer os cabelos com luzes mais claras sem danificar ainda mais os fios, mas por não ser uma coloração permanente, é necessário fazer o retoque a cada 15 ou 30 dias. Vale lembrar que, em qualquer procedimento de descoloração e pintura, é preciso realizar o teste de mecha para garantir que o cabelo irá aguentar o procedimento, sem sofrer corte químico.
Para cobrir os fios brancos, o produto que menos agride é o tonalizante porque não tem amônia e possui baixa concentração de água oxigenada. As cutículas ficam pouco abertas, fazendo com que a coloração não penetre, se mantenha superficialmente e saia durante as lavagens.
Já quando falamos de coloração para cobrir os fios, a dica é sempre considerar a saúde do cabelo em primeiro lugar, aguardando entre 15 dias para cobrir os fios brancos e 45 dias para fazer uma nova coloração.
Use o tonalizante uma vez por semana ou conforme indicado na embalagem do produto. Esta fórmula não contém amônia, portanto é segura para uso semanal. Ao contrário da tintura permanente, não utiliza-se reveladores como o peróxido, de forma que a cor fixa-se apenas na parte exterior dos fios.