Se o mosquito estiver infectado, a doença aparece 3 a 15 dias depois da picada, média de 5 a 6 dias. Pode haver casos de infecção inaparente, ou seja, sem sintomas.
O que fazer quando você é picado pelo Aedes aegypti?
O dengue não é contagioso, ou seja, não é transmitido de pessoa para pessoa. Mas se o mosquito picar alguém doente e, após o vírus ter se multiplicado (no organismo do mosquito), picar uma pessoa sadia, ela vai desenvolver a doença.
A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas podem surgir entre 5 e 15 dias, podendo haver dor de cabeça, febre alta, dor no fundo dos olhos e dor no corpo.
Complicações da Dengue Como consequência, aumenta o risco de dengue hemorrágica, de choque circulatório, complicações viscerais, como hepatite e encefalite, entre outras, que se não tratadas a tempo podem levar à morte.
1. Dengue clássica. Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.
Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
Dengue hemorrágica
O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver.
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.
No caso da dengue, os primeiros sintomas apresentados são febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça.
Manchas vermelhas na pele As manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, na qual é observado o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.
Além da água, recomenda-se sucos naturais e água de coco. Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, abacaxi e kiwi, ajudam na absorção de ferro no intestino e fortalecem o sistema imune.