O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.
Os pontos absorvíveis podem levar até 120 dias para total absorção dependendo do seu material. O médico cirurgião ou dentista deverá orientar se o ponto é absorvível ou se precisa ser retirado.
Em média, os pontos absorvíveis começam a "cair" após 15 dias da realização do procedimento, podendo ser antes ou depois. Pontos não absorvíveis, devem ser retirados em 7 a 10 dias. É importante fazer o acompanhamento com o cirurgião que realizou a cirurgia para maiores detalhes.
Há casos em que o profissional de odontologia pode optar por fio de sutura reabsorvível, ou seja, eles são absorvidos pelo nosso organismo e, sendo assim, não há a necessidade de remoção. Caso os fios usados não sejam os reabsorvíveis, aí sim os pontos devem ser retirados, mas somente pelo seu dentista.
Os pontos devem ser retirados apenas pelo médico veterinário por um procedimento simples que não exige anestesia. No retorno à clínica, é fundamental saber como seguir para que haja uma recuperação correta.
- Deixe o animal durante o tempo integral com o colar elisabetano e com roupa cirúrgica. - Mesmo com todos estes cuidados, se a deiscência acontecer, leve imediatamente o animal ao médico veterinário para fazer anestesia geral, limpeza da ferida e novo procedimento cirúrgico.
O período de alta normalmente demora de sete a dez dias, quando são removidos os pontos.