Se for nefrectomia aberta a recomendação é de 30 dias para exercícios leves e de 60 dias para mais vigorosos e de alto impacto. Já nos casos de laparoscopia , 15-20 dias para exercícios leves e 1 mês para mais intensos. Porém cada casos é um caso. Consulte o urologista.
O tempo do ato cirúrgico depende de muitas variáveis, mas em geral leva de 1 a 2 horas de duração.
Cirurgia aberta e laparoscopia A cirurgia nesses casos consiste na retirada do rim (nefrectomia radical). A nefrectomia pode ser feita pela via aberta, na qual o cirurgião faz uma incisão abdominal ou pelas costas ao lado da coluna para expor o rim junto com a massa tumoral, ou por via laparoscópica.
A cirurgia para retirar pedras nos rins é indicada quando os pacientes apresentam dores muito intensas que não podem ser controladas por medicamentos, infecção urinária associada a presença de cálculo, dilatação da via urinária excretora e risco de obstrução da uretra ou ureter.
Os tipos de cirurgia renal são:
A cirurgia para a retirada de pedra do rim é feita quando o cálculo renal atinge um tamanho que impossibilita sua eliminação espontânea através da urina. Geralmente a internação para esse tipo de cirurgia é de um dia e a recuperação é rápida.
Os casos de cálculos de rim que tem indicação de nefrolitotripsia percutânea devem ser individualizados .. o seu urologista vai poder informar as facilidades ou dificuldades que o caso em particular pode oferecer...... mas na grande maioria a cirurgia pode ser feita entre 1 e 2 hs..
Tratamento natural para pedra nos rins Em grande parte dos casos a pedra nos rins é eliminada naturalmente através da urina sem que a pessoa se aperceba, porém em alguns casos as pedras podem obstruir as vias urinárias causando grande dor e desconforto, sendo necessário nesses casos ir no hospital logo que possível.