10. O registro profissional fica pronto na hora? Não. A concessão do registro profissional não é imediata, pois, se trata de um processo a ser analisado em até 30(trinta dias), podendo ser prorrogado, mediante justificativa, segundo a Lei n.
De acordo com o Confea, no Brasil existem 800 mil engenheiros registrados, porém apenas um terço atua na parte técnica.
O registro profissional é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do SIRPWEB do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.
O Registro Profissional de Jornalista (Mtb) regulamentada por Lei Federal pode ser solicitado em qualquer Delegacia Regional do Trabalho. Hoje, está muito fácil solicitar e acompanhar a emissão do seu Mtb, pois tudo é feito pela Internet.
O Registro Profissional é o documento que assegura o direito de exercício da profissão de jornalista em todo o Brasil. É o cadastro realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego que permite aos profissionais das categorias regulamentadas por leis federais ingressarem no mercado de trabalho. Entre elas o Jornalista.
A sigla quer dizer Delegacia Regional do Trabalho, mas também tem é conhecida como Documento de Registro Técnico. É um registro junto ao Ministério do Trabalho requerido para exercer profissões regulamentadas por lei.
Ato que confere validade ao certificado do curso de formação de vigilante, habilitando-o ao exercício da atividade de vigilância patrimonial em todo o território nacional.
“Para obtê-lo, o profissional precisa apresentar ao Ministério do Trabalho um documento que comprove sua qualificação para a profissão. Esse documento pode ser o diploma universitário do curso de cinema ou o Atestado de Capacitação Profissional, emitido pelo Sindcine”, diz.
Para tirar o DRT pelo MTE é necessário entrar no site http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/principal.seam e preencher a solicitaçāo de registro profissional.
Pra tirar o DRT pleno vc tem que ir lá no Ministério do Trabalho, que fica na Rua Martins Fontes - Centro de SP (não lembro número). Deve lever original e xerox do rg, cpf, pis, diploma e carteira de trabalho...e o melhor, não paga nada.
O produtor cultural é o profissional especializado em planejar, organizar e coordenar projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica.