Após ter relações sem proteção, a dúvida sobre estar ou não grávida pode trazer muita ansiedade, levando a mulher a se perguntar: “com quantos dias posso saber que estou grávida? ”.
A intensidade e regularidade dos sintomas também variam imenso de mulher para mulher. Para determinadas mulheres os sintomas tornam-se extremamente evidentes e intensos enquanto para outras poderão ser confundidos apenas com um simples mau estar.
Normalmente, esse cansaço está relacionado com o aumento do hormônio progesterona no corpo, que tem como efeito colateral um aumento da sonolência e diminuição da energia durante o dia.
A tontura e o sono excessivo são sintomas da gravidez que ocorrem por causa da queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue, e da má alimentação devido aos enjoos e vómitos frequentes.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Quando há o atraso menstrual, a primeira coisa a fazer é manter a calma. Se existir a possibilidade de estar grávida, o teste de farmácia deve ser feito para acabar com a dúvida. Caso o teste dê negativo e a menstruação não descer, o recomendado é repetir o teste após 1 semana.
As variações de humor são outro sintoma que pode surgir durante a primeira semana e que, muitas vezes, nem são entendidas pela própria mulher como um sinal de gravidez, sendo apenas confirmadas quando a mulher obtém um teste de farmácia positivo.
Pode acontecer de a mulher se esquecer de tomar a pílula e depois voltar a tomar, sem saber que está grávida. Se isso acontecer por alguns dias depois de ocorrer a concepção, não causa nenhum mal ao bebê.
Mas se o anticoncepcional for tomado por muito tempo, a quantidade de hormônios pode prejudicar o desenvolvimento do bebê, especialmente relacionado à formação dos órgãos sexuais.
O resultado positivo do exame já pode aparecer quando ele é feito com 1 semana de gravidez, antes mesmo do atraso menstrual. Como esse exame é bem preciso, o mais certo é que, caso o resultado seja negativo, a mulher realmente não esteja grávida.
O exame de urina é aquele teste de gravidez de farmácia. Ele pode ser feito em casa pela própria mulher, usando a primeira urina da manhã. É importante que as instruções da embalagem sejam seguidas corretamente para que o resultado seja obtido com precisão.
Se o resultado ainda for negativo deverá fazer um exame ao sangue ou B-HCG que é mais fidedigno. Este exame pode indicar o resultado “Positivo” ou “Negativo” e ainda dizer de quantas semanas de gestação se encontra.
O corrimento pode ficar mais espesso devido às grandes alterações hormonais que acontecem desde o momento da concepção. Este corrimento não precisa ser rosado e, na maioria das vezes apresenta até uma coloração ligeiramente esbranquiçada.
Os primeiros sintomas de gravidez são muitos e podem não surgir ao mesmo tempo. Nos primeiros dias de gravidez (e muitas vezes antes do atraso menstrual) surge a tensão mamária e aumento do peito, o sono e cansaço, que se devem sobretudo às alterações hormonais. Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.
É importante também saber distinguir entre aquilo que é considerado normal e o que é patológico, merecendo investigação e tratamento adequados. Veja mais informação em sinais e sintomas de alarme na gravidez.
Os testes de urina são testes rápidos, vendidos na farmácia, e funcionam detetando a hormona B-HCG na urina. É denominado também de “teste de gravidez caseiro” uma vez que pode ser efetuado no conforto de sua casa. Os preços variam de farmácia para farmácia e consoante as marcas. Os simples são mais baratos e os mais caros são aqueles que determinam aproximadamente as semanas de gestação.
Com o avanço da gravidez, o corpo da grávida precisa produzir vários hormônios, como a progesterona, para garantir que o bebê se desenvolve de forma saudável. Quando isso acontece, os músculos da bexiga ficam mais relaxados e, por isso, é mais difícil esvaziar completamente a urina que está dentro da bexiga e, por isso, a mulher pode sentir uma vontade mais frequente para ir no banheiro urinar.
Embora a dor nas costas seja quase sempre considerada um sintoma frequente das últimas semanas de gestação, algumas mulheres podem desenvolver este tipo de dor logo desde o início da gravidez, estando relacionada com as alterações que acontecem no corpo da mulher para receber o bebê.
Caso os sintomas sejam incomodativos, o médico obstetra pode prescrever determinados medicamentos (ou remédios) ou recomendar outras atitudes ou medidas terapêuticas que possam aliviar ou até eliminar eficazmente muitos desses sintomas.
Para que seja possível detectar a gravidez por meio de um ultrassom, desde que ele seja feito após 6 semanas de gestação. Caso contrário, é mais difícil dar o diagnóstico apenas fazendo esse exame.
Este sinal acontece devido ao aumento na produção do hormônio beta hCG, que impede que os ovários continuem liberando óvulos maduros. A falta da menstruação pode acontecer até 4 semanas após a concepção e é mais facilmente identificada em mulheres com período regular.
Quando o óvulo é fecundado, pode haver um leve corrimento cor-de-rosa, que na verdade é o corrimento normal que a mulher apresenta mensalmente, mas com vestígios de sangue causados pela implementação do óvulo fecundado no útero.
Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.
O hCG começa a ser produzido cerca de uma semana a 10 dias após a fertilização e após este intervalo, o teste já é capaz de detectar a gravidez.
Quando posso fazer o exame de sangue beta hcg? Para realizar o exame, o recomendado é aguardar 10 dias após a fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O beta HCG pode ser realizado antes desse período, porém pode apresentar um resultado falso-negativo.
Os testes de gravidez sanguíneos costumam ficar positivos entre o 8º e o 13º dia após a concepção, ou seja, 1 a 6 dias antes do atraso menstrual. A partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance do teste de gravidez de sangue dar positivo é de 99%.
A maioria dos exames de sangue consegue detectar níveis mínimos de BhCG de 5 mUI/ml, porém já existem testes supersensíveis que detectam a presença de até 1 mUI/ml. A maior parte dos laboratórios utiliza os seguintes valores de referência: BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há gravidez em curso.
Valores do Beta hcg e possíveis resultados BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.
13 a 16 semanas de gestação: entre 13.
Se o resultado do teste for “Grávida”, o resultado numérico “1-2”, “2-3” ou “3+” também será exibido indicando que a concepção ocorreu de 1 a 2 semanas atrás, de 2 a 3 três semanas atrás ou há mais de 3 semanas.
Resultado do beta HCG Ou uma mesma mulher pode fazer o teste em dois laboratórios e ter concentrações do hormônio diferentes. No entanto, na maior parte dos laboratórios, quando o resultado dá acima de 5 UI/L significa que o exame deu positivo e a mulher está grávida.
se for o teste rápido NS1, reagente significa provável doença aguda, e se for sorologia o IgM reagente significa doença aguda e o IgG significa contato antigo.
Se você realizou o teste de gravidez e o resultado foi reagente (positivo), saiba que é importante procurar um médico para realizar outros exames como a ultrassonografia e a ultrassonografia transvaginal. Assim você confirmará a gravidez.