Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar. Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.
Dormir de barriga para cima com a imobilização, se possível, ou dormir com o braço ao longo do corpo e apoiado por travesseiros; Utilizar roupas mais largas e fáceis de vestir, assim como sapatos sem cardaços; Mexer ombro, cotovelo, punho e mão, conforme orientação do ortopedista, para evitar a rigidez da articulação.
Como o gelo diminui a dor, é aceitável utilizá-lo por um curto período imediatamente após a lesão. Coloque-o por 10 minutos, fique sem por 20 minutos e repita a aplicação de 10 minutos por mais uma ou duas vezes. Não há razão para o uso do gelo mais de seis horas após você ter se machucado.
Quando coloca gelo numa parte do corpo que está inflamada os tecidos e os vasos sanguíneos contraem-se limitando a passagem de sangue e fluidos para essa área e reduzindo o inchaço.
O gelo possui efeito vasoconstritor (reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos) e analgésico, o que contribui para diminuir dores musculares e acelerar a recuperação das pequenas lesões provocadas pelo exercício.
De uma maneira geral, a compressa feita com gelo é mais indicada em casos de traumatismo provocado por quedas ou pancadas. “A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região machucada fiquem muito grandes.
Não só pode como deve! Há um consenso na Medicina Esportiva moderna que o gelo deve ser usado sempre, inclusive muitos dias depois de uma lesão e/ou cirurgia. Considerando o joelho, que é uma grande articulação, pode-se fazer até 30 minutos de compressas geladas, várias vezes ao dia.
Deve-se passar o gelo sobre a região durante 3 a 5 minutos e depois esperar 1 hora antes de repetir o procedimento.
Colocar gelo Pode-se aplicar uma compressas de gelo por cerca de 15 minutos, tendo o cuidado de não deixar o gelo em contato direto com a pele para não correr o risco de queimar a pele.
Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de vinte minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.
A recuperação implica uma baixa durante cerca de 6 semanas, a realização de tarefas ligeiras durante 4 a 5 meses e o retorno a desportos de contacto apenas 9 meses depois. Nas entorses ligeiras, um programa de reabilitação com recurso a bicicleta estática pode ser útil de modo a estimular a mobilidade do joelho.
Para combater a dor e o inchaço no joelho O gelo deve ser aplicado de 3 a 4 vezes ao dia durante 15 a 20 minutos e deve estar enrolado numa folha de papel toalha ou uma fralda fina, por exemplo, para evitar uma queimadura na pele.