1- A atividade física regular e contínua eleva o colesterol bom após 12 a 14 semanas. Com a suspensão das atividades físicas por algum tempo, perde-se totalmente o benefício conseguido. 2- Consumir os chamados alimentos funcionais: grãos, fibras e cereais (aveia, soja), frutas com casca.
A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.
A ginástica aeróbica assim como outros exercícios é eficaz para aumentar o HDL, mas para obter resultados melhores o ideal é intercalar com atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação. A ginástica é mais eficaz para aumentar o HDL e a musculação é mais eficaz para reduzir o LDL.
Cada fração do colesterol tem seu remédio específico, e cada paciente terá o tratamento individualizado de acordo com suas necessidades. Os principais representantes da farmacologia para triglicerídeos são o ácido nicotínico e os fibratos, que agem diminuindo os níveis de triglicérides no organismo.
Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.