Se for superficial, cujos fungos se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pelos ou nas unhas, podem durar um ou dois meses; já as profundas, as subcutâneas e as que se instalam em órgãos internos, podendo infectar órgãos, como pulmões, intestinos, ossos e até mesmo o sistema nervoso, através da circulação ...
O período de tratamento pode variar de 2 a 4 semanas. Adultos: um comprimido (200 mg) uma vez ao dia, junto com uma refeição. Quando a resposta clínica for insuficiente, seu médico poderá au - mentar a dose de cetoconazol comprimidos para 2 comprimidos (400 mg), sempre uma vez ao dia.
Cetoconazol está indicado para o tratamento das seguintes infecções fúngicas sistêmicas: Blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose, e paracoccidioidomicose, em pacientes que apresentaram falha ou intolerância a outras terapias.
O cetoconazol possui atividade fungicida (agente que destrói fungos) ou fungistática (agente que paraliza crescimento dos fungos). O cetoconazol inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos na membrana.
Uso oral, deve ser tomado junto com as refeições para a absorção máxima. Deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura ambiente entre 15 e 30 C. Proteger da luz e umidade. - Candidíase vaginal: 2 comprimidos (400 mg) em uma só tomada diária, durante 5 dias.
Como se usa doses em termos de cetoconazol. durante refeição. candidíase vaginal: 200 a 400 mg, em dose única diária, por 5 dias. pitiríase versicolor: 200 mg, em dose única diária, por 5 a 10 dias.
Contra-Indicações: você não deve tomar cetoconazol comprimido se você apresentar maior sensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação. Não tome cetoconazol comprimido caso você tenha doença do fígado. Se você tiver dúvidas, consulte o seu médico.
Os principais antifúngicos deste grupo são: cetoconazol, miconazol e clotrimazol. O outro subgrupo são os triazólicos – devido a seu espectro de atividade e excelente perfil de segurança, os antifúngicos triazólicos tornaram-se os mais utilizados no tratamento de IFIs.
Antifúngicos imidazólicos, triazólicos e tiazólicos
A partir dos estudos encontrados concluímos que o uso da Terbinafina por via oral no tratamento das onicomicoses de longa data é superior ao uso de Itraconazol por via oral.