O treino de corrida que pode levar à queima de gordura e, consequentemente, emagrecimento pode levar à perda de 1 a 2 kg por semana, já que intercala momentos de alta intensidade com corrida mais calma, aumentando o gasto energético.
Em média, uma pessoa precisa deixar de consumir 7 mil calorias para eliminar 1 kg — mas isso varia e há outros fatores a serem levados em conta. Boa parte das dietas famosas por aí se baseiam na contagem de pontos ou de calorias.
A corrida é um ótimo exercício para auxiliar no processo de emagrecimento, isso porque em 1 hora de corrida podem ser queimadas aproximadamente 700 calorias. Além disso, a corrida diminui o apetite e promove a queima de gordura, no entanto para que seja possível emagrecer, é preciso correr pelo menos 3 vezes por semana, além de ser também importante praticar musculação e ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Tudo vai depender da tua condição atlética actual. Um treino para principiantes/intermediários seria combinar um treino de corrida de baixa intensidade e treino com pesos 4 vezes por semana, com a corrida de alta intensidade 2 vezes por semana. Nos dias de corrida lenta, fazer o treino com pesos, e deixar o dia de corrida de alta intensidade para os dias sem os outros dois treinos.
De acordo com o American Council of Exercise, uma pessoa com aproximadamente 63,5 kg queima cerca de 13,2 calorias por minuto correndo e 7.6 calorias por minuto caminhando. Dessa forma, em uma corrida de 30 minutos, essa pessoa queimará por volta de 396 calorias.
Correr é um bom exercício aeróbico, emagrece sim, mas como dizemos acima, isso não é o bastante. É preciso saber alguns pontos chaves e adotar algumas dicas para assim tirar o melhor proveito da corrida.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O treinador e diretor técnico da rede espanhola de academias Bodyon, Javier González, pondera: “O ideal seria correr 3 ou 4 dias por semana, somando, no total, de 8 a 12 quilômetros. De tal maneira que o trabalho diário dure sempre mais de 45 minutos. Assim é possível queimar gordura”.
"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.
Para teres ótimo resultados, deves aliar isto a um treino aeróbico e a treino com pesos. Desta forma vais tornar o teu metabolismo mais rápido, e nada melhor que isso para perder peso.
As armas do organismo nessa luta contra a redução da gordura são o aumento do apetite e a redução do metabolismo (para poupar energia) —que, obviamente, vão dificultar o emagrecimento e podem gerar um efeito platô (estagnação do peso mesmo fazendo dieta) ou reganho dos quilos perdidos.
Mas, se você aumentar a intensidade do treino, poderá queimar mais calorias em menos tempo. A corrida intervalada de alta intensidade é uma ótima opção para queimar calorias rapidamente. Se você aumentar sua velocidade para 11km/h, poderá queimar cerca de 900 calorias em uma hora. Isso significa que você precisaria correr cerca de 75 minutos por dia para queimar 1.100 calorias.
Depois: Correr 400m (ou 3 minutos), Andar 200m (ou 90 segundos), Correr 800m (ou 5 minutos), Andar 400m (ou 2 minutos e meio), Correr 400m (ou 3 minutos), Andar 200m (ou 90 segundos), Correr 800m (ou 5 minutos).
Durante a corrida deve-se beber água e, no caso de corridas mais longas, pode ser interessante tomar bebidas isotônicas para repor os sais minerais perdidos através do suor na prática da atividade.
Gordura, músculos, ossos, água, órgãos, alimentos em processo de digestão, fezes... Tudo isso que está aí dentro do seu corpo pesa. Portanto, durante um processo de emagrecimento, você não deve se preocupar só com os dígitos exibidos na balança, já que eles variam ao longo do dia.
Aqui também não há uma regra e a questão é muito individual. Para algumas pessoas, é uma motivação se pesar várias vezes na semana (ou até diariamente) e acompanhar o peso constantemente. Já outras, ao se pesarem com muita frequência, podem se frustrar caso vejam que o número na balança não teve uma redução significativa ou até amentou —sim, mesmo de dieta isso pode acontecer em um dia que você bebeu mais água ou sofreu inchaço devido à alimentaçãorica em sódio ou o calor, por exemplo.
Infelizmente, é difícil alcançar o peso desejado apenas com a caminhada e/ou corrida. Sascha explica que “quanto maior for a percentagem de músculos no corpo, maior será a taxa de metabolismo basal.” Assim, além de treinar corrida, inclua ao menos uma sessão semanal de treino de força, seja usando pesos livres ou seu próprio peso corporal. O app adidas Training é uma ótima ferramenta para fazer treinos de força usando nada mais que o peso do próprio corpo.
A corrida é um ótimo exercício para quem quer emagrecer pois é capaz de diminuir de diminuir o apetite, pois durante a corrida há produção de dopamina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e pela redução da fome, além de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.
Se durante a corrida sentir a chamada 'dor de burro' ou 'dor de viado', é importante se concentrar na respiração, diminuir o passo e quando a dor passar, recuperar o ritmo. Conheça as principais causas de dor na corrida e o que fazer.
No entanto, é importante lembrar que a perda de peso não é apenas sobre a quantidade de calorias que você queima durante o treino. Também é importante considerar sua dieta e hábitos alimentares. Se você está comendo alimentos calóricos e não saudáveis, pode ser difícil perder peso, mesmo que você esteja correndo longas distâncias todos os dias.
No início, o corpo vai puxar grande parte da energia dos carboidratos mais acessíveis nos músculos e fígado. Tem muita gente que diz por aí que não se queima gordura nos primeiros 30 minutos de exercício, mas não é verdade: “O corpo queima gordura e carboidratos ao mesmo tempo. No entanto, sessões de treino mais longas queimam mais calorias que sessões curtas, claro”.
No entanto, os resultados podem variar de acordo com a pessoa, já que depende da individualidade biológica de cada um, além de que a perda de peso é maior quando há mais quilos para perder além do peso ideal.
Um estudo realizado ao longo de seis anos por pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Universidade da Califórnia, revelou que correr ajuda a perder peso mais rápido que caminhar, mas que ambas as atividades são igualmente saudáveis: ambas não dependem da intensidade do exercício, mas da quantidade ...
Mas, a que ritmo andar para realmente começar a perder peso? Aqui também existem números cientificamente testados: entre 4,8 e 6,4 km/h. Caminhando nessa velocidade durante os 45 minutos recomendados todos os dias, é possível perder diariamente de 74 a 88 calorias, para mulheres, e de 88 a 124 calorias, se for homem.
4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito