A evolução do choque anafilático pode ser unifásica, bifásica - quando ocorre recrudescimento de suas manifestaçose clínicas em oito a 12 horas após ataque inicial - ou persistente, com duração de cinco a 32 horas.
Corticosteróides por via intravenosa, metilprednisolona 125 mg, são indicados para minimizar a reação e devem ser mantidos por pelo menos 72 horas, assim como anti-histamínicos, como a difenilhidramina, 50 mg por via endovenosa. Broncodilatadores inalatórios auxiliam no combate ao broncoespasmo.
A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar a morte. A perviedade da via aérea, a oferta de oxigênio por máscara e a administração de adrenalina devem ser imediatos e simultâneos.
Reação alérgica, choque anafilático. Colocar o paciente em posição confortável, mantendo a via aérea permeável. Instalar e manter o oxímetro e verificar a saturação de oxigênio. Colocar cateter ou máscara de O2, de acordo com a saturação e a rotina da instituição.
A adrenalina pode ser usada como um medicamento usado para tratamento de emergência nesses casos graves, pois ela ajuda na dilatação dos brônquios, com essa dilatação a pessoa em choque anafilático é capaz de conseguir respirar novamente./span>
O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substância.
O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave que surge poucos segundos ou minutos após se estar em contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha, alguns medicamentos ou alimentos, por exemplo.
O choque anafilático em cães e gatos é caracterizado por liberação massiva e imediata de mediadores pré-formados segundos a minutos após a vacina, resultando em profunda hipotensão e broncoconstrição.
As causas e sintomas do choque anafilático
As reações alérgicas (reações de hipersensibilidade) são respostas inadequadas do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva. Geralmente as alergias causam olhos lacrimejantes e pruriginosos, corrimento nasal, prurido na pele, erupções cutâneas e alguns espirros.
Angioedema. O angioedema tem a mesma origem da urticária, mas é uma forma de alergia mais grave, pois acomete as camadas mais profundas da pele e também as mucosas, podendo provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórias.
Como identificar uma reação alérgica grave
“Anafilaxia é uma reação alérgica generalizada, que age rapidamente, podendo levar à morte em 15 a 20 minutos, não dando tempo de chegar ao hospital”, alerta Fernando Aarestrup, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai)./span>
Qualquer pessoa com sintomas de alergia deve procurar o especialista, mas se os sintomas forem graves (falta de ar, inchaço nos lábios ou olhos) a procura pelo serviço de emergência é indicada.
Entenda o que é alergia por medicamento As reações alérgicas aos medicamentos não são comuns, ou seja, não se espera que elas ocorram. Os sintomas incômodos se manifestam de acordo com o organismo do paciente. Devido a isso, as reações são variáveis, podendo ir de erupções cutâneas a efeitos mais graves./span>
É uma reação grave que se desenvolve minutos a horas após contato com algum desencadeante (por exemplo: alimentos, picadas de inseto, medicamento, etc), nem sempre conhecido. Esta reação pode ser fatal se não reconhecida e tratada em tempo hábil.
Complicações mais comuns de crise de alergia não controlada
Efeitos colaterais dos antialérgicos Os efeitos colaterais mais frequentes são: Sonolência (principalmente em remédios da 1ª geração de inibidores de histamina) Boca seca. Perda de apetite.
Olá, Não, nenhum remédio deve ser tomado ininterruptamente. Os antialérgicos, ao impedirem que a crise de alergia se instale, também causam outros problemas ao organismo./span>
Tomar um medicamento antialérgico pode reduzir quase imediatamente o desconforto, mas este também pode permanecer por 3 a 5 dias se for uma rinite alérgica, diz ela./span>
Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL de loratadina (10 mg) uma vez por dia. Não administrar mais de 10 mL em 24 horas. Crianças de 2 a 12 anos: Peso corporal abaixo de 30 Kg: 5 mL (5 mg) de loratadina uma vez por dia. Não administrar mais de 5 mL em 24 horas.