Precisa fazer exame de urina, mas não sabe como coletar e guardá-la de forma que não modifique os resultados? Veja agora como armazenar urina para exame, a maneira correta de conservação da urina para levar para o laboratório. Será que pode ficar em temperatura ambiente? Quanto tempo ela dura no potinho, 24 horas? Tem que coletar o primeiro xixi da manhã? Em quanto tempo precisa entregar? Saiba tudo abaixo.
O exame de urina específico para gravidez detecta a quantidade de hormônio hCG no xixi. Apesar de ser confiável, é importante realizá-lo um dia após o dia em que a menstruação deveria ter aparecido, utilizando a primeira urina da manhã. A realização precoce pode ocasionar o falso negativo.
Normalmente o médico dá um potinho para coleta da urina, mas caso seu médico não der, este potinho é vendido nas farmácias. A urina pode ser coletada a qualquer hora do dia, exceto se seu médico recomende um horário específico. Ele pode solicitar que você pegue a primeira urina da manhã, mas nem sempre é necessário.
No entanto, existem outros exames que se confundem com o ultrassom e exigem a abstinência sexual. É o caso da Colposcopia e Citologia, pesquisa de Chlamydia e biópsia de colo, vulva e vagina.
Bebês e pessoas que não são capazes de coletar uma amostra de urina desta forma podem precisar que a equipe médica faça a coleta por meio de um cateter. Esse procedimento é mais comum para pacientes internados.
O exame de urina consegue detectar anormalidades na nossa saúde e problemas relacionados, principalmente, ao sistema renal, urinário ou hormônios. Existem diferentes tipos de exame de urina com diferentes objetivos e, consequentemente, a preparação para essa análise, ou os resultados podem sair alterados. Apesar dos diferentes tipos de exames, alguns preparativos são básicos para todos e certas dúvidas são bem comuns, como é o caso da pergunta: Posso ter relação antes de fazer exame de urina? O umCOMO foi atrás dessas informações e te responde agora.
A maioria dos exames transvaginais não exige abstinência sexual. O mais importante é estar com a bexiga parcialmente cheia e informar ao médico se você é alérgica à látex ou algum componente dos preservativos, que são usados no aparelho do ultrassom.
No caso das mulheres, é recomendado não ter relações sexuais na noite que antecede a coleta do exame de urina. A principal causa dessa recomendação é pelo fato de que muitas vezes os espermatozoides ficam visíveis na urina da mulher que teve uma relação na noite anterior e isso atrapalha a análise dos outros elementos que compõem aquela amostra.
Uma das dúvidas mais comuns é se é possível realizar o exame de urina durante a menstruação. A prática não é recomendada, até porque para além do sangue, diversos hormônios e proteínas podem ter alteração durante o período – sugere-se, em geral, que pacientes nessa situação esperem até o fim do ciclo para fazer a coleta.
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.
Se você conseguir distanciar a mente do ato de urinar, o seu corpo vai poder fazer as necessidades fisiológicas sem problemas. Nesse sentido, as técnicas de relaxamento muscular progressivo são muito úteis. Relaxe um grupo muscular diferente de cada vez.
Desta forma, a urina de 24 horas pode ajudar o médico a identificar problemas como insuficiência renal, doenças dos túbulos renais, causas de cálculos nas vias urinárias ou nefrite, que é um conjunto de doenças que causam inflamação dos glomérulos renais. Entenda melhor o que é a nefrite e o que pode causar.
Além disso, um exame de urina também pode ser usado para identificar a presença de drogas no organismo. Nesse caso, porém, são solicitadas análises especiais – o EAS não tem esse objetivo.
Apesar de não ser necessário, a primeira urina do dia é recomendada por ela ser mais concentrada. O exame serve para avaliar o sistema urinário e renal, para identificar infecções urinárias e problemas nos rins.
A não ser que o seu médico esteja consciente disso, não é recomendado fazer o exame de urina quando você está usando alguma pomada ou creme ginecológico. Se isso for imprescindível, converse com o médico ou enfermeira responsável e eles deverão indicar os cuidados necessários. Geralmente, consistem em uma assepsia em que se lava bem a região para tirar todo o creme ou o uso de um tampão vaginal para evitar que o creme ou óvulo se misture à urina da amostra.
Ao terminar de coletar, tampe o potinho e passe papel filme em seguida. Depois coloque na geladeira, se necessário coloque em um saco plástico também para não contaminar sua geladeira. É importante que a urina fique em temperatura de 4ºC até que você entregue no laboratório, ela pode ficar nesta temperatura por até 24 horas.
Em geral, o médico pode solicitar o exame em casos de suspeita de doenças no sistema urinário, como cistites e problemas renais ou até tumores, ou sistêmicas, como diabetes .
Se deixada na geladeira ela vai durar até 24 horas. Não pode deixar fora da geladeira, pois as bactérias vão se multiplicar rapidamente e modificarão os resultados do teste.
A urocultura, por sua vez, tem como objetivo confirmar infecções urinárias e identificar o que está causando a condição. Ela é geralmente solicitada junto a um antibiograma (exame que avalia a resistência da bactéria a antibióticos), que é realizado quando o resultado da urocultura dá positivo.
Essa resposta vai depender do objetivo do exame e do que será analisado. Na dúvida, é sempre bom perguntar ao laboratório. A maioria dos exames que pedem jejum pede um período de 8 a 14 horas sem comer, o que dá a preferência para que esse exame seja feito no período da manhã. Mesmo assim, é importante não se esquecer de desprezar o primeiro xixi da manhã e o primeiro jato.