A nidação corresponde ao processo de implantação do óvulo fecundado pelo espermatozoide na parede do útero, o endométrio, dando origem ao estágio inicial da gravidez. A nidação pode acontecer até 7 dias após a fecundação, isso porque é necessário que o óvulo fecundado seja deslocado pelo tuba uterina em direção ao útero para que exista implantação e desenvolvimento da gravidez.
“Logo após a nidação, o hormônio beta HCG começa a subir lentamente. Se a gestante, então, fizer logo após a nidação, ela provavelmente vai ter um resultado duvidoso. O ideal é esperar pelo menos cinco dias após o sangramento da nidação para fazer um teste, seja laboratorial ou de farmácia”, responde a médica.
Outro ponto a ser destacado é que a nidação só é indicativo de gravidez quando, somado ao episódio, essa mulher apresentar atraso menstrual superior a 15 dias.
Nesse processo de fixação do zigoto pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias. Esse sangramento ocorre, pois, ao aderir ao endométrio, esse zigoto colabora para o processo de escamação de pequenas partes da camada endometrial, que são expelidas pelo organismo.
Dessa forma, para confirmar que houve nidação, é importante fazer um teste de gravidez de farmácia, para verificar se o hormônio beta-HCG está detectável na urina. Em caso positivo, é indicado realizar o exame de sangue para confirmar a gravidez e a semana de gestação, além de ser fundamental consultar o ginecologista para que seja iniciado o acompanhamento. Veja mais sobre os exames para detectar a gravidez.
Olá, me chamo nathalya tenho 18 anos , há dois mês atrás eu tomava anticoncepcional de 1 mês só que depois eu parei e minha menstruação não era certa só que eu tomava o anticoncepcional e tava vindo certinha , só que depois eu não tomei mais e agora tá atrasada 39 dias fiz um teste deu negativo, meu seios tá doendo e enchado, hoje dia 10 /09/22 saiu um sangue rosa bem pouquinho oq será?
Agora você já tirou todas as dúvidas sobre a nidação e os seus sintomas. Se você veio até aqui pois suspeita que está grávida, compartilhe o seu resultado nos comentários. Estamos na torcida!
Bárbara explica também que a grávida já pode começar a apresentar os sintomas iniciais da gravidez. “Oscilação de humor, dor de cabeça, náuseas e dor nos seios são sintomas associados ao aumento de progesterona que começa ovulação e aumenta após a fecundação”, lista a Ginecologista.
Quando o embrião se fixa na “caminha”, ele pode desencadear a descamação do endométrio e se houver acesso, o sangue pode ser expelido pela vagina. Normalmente, o sangramento de nidação ocorre sem a presença de fluxo e durante um breve intervalo de tempo.
O sangramento é um dos sinais mais comuns da nidação. Ele aparece de maneira leve, por um período de até 3 dias. No entanto, é apenas com o aparecimento do HCG no organismo que se pode garantir que o sangramento foi causado pela nidação.
Existem algumas medidas que as mulheres podem tomar para aumentar as chances de uma nidação bem-sucedida. Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e atividade física regular, pode melhorar a saúde geral e a fertilidade. Reduzir o estresse e manter um peso saudável também pode ajudar.
Pouco frequente em processos de implantação, as ondas de calor normalmente duram 15 minutos no ato da implantação. Isto porque os hormônios sofrem oscilações rapidamente, culminando nas ondas de calor.
As enzimas do acrossomo desmancham a membrana vitelínica, o que permite a passagem do espermatozoide. A fusão entre a membrana do gameta masculino e a membrana do óvulo possibilita que o núcleo do espermatozoide chegue ao óvulo.
Com sua introdução, a fecundação se inicia quando as estruturas do espermatozoide se unem com a do óvulo, originando o zigoto. Este processo se dá 24 horas depois da entrada dos espermatozoides no útero.
Desde 2012 ajudando pessoas a realizarem o sonho de gerar uma vida e formar uma família, a Mater Prime é uma clínica de reprodução humana que preza pelo atendimento humanizado e personalizado. Para isso, nosso espaço conta com uma estrutura completa e acolhedora, além de equipe especializada para tratar problemas de infertilidade.
Suspeita que já está grávida? Então é melhor ter algum cuidado com a sua alimentação. No vídeo a seguir, publicado no canal de Regenesis do Youtube, a Nutricionista Flávia Rodrigues fala sobre os alimentos que são proibidos na gravidez:
Seu formato é cilíndrico, com uma abertura na região central, chamada de canal cervical, por onde passa o fluxo menstrual e o esperma. Ele também separa os órgãos internos dos externos e permite a passagem do bebê durante o parto.