Sem ela, as vacas, retornariam em cio somente 60 a 70 dias após o parto, isso se estiverem com bom escore corporal. Esta gestação antecipada permite que na próxima estação de monta a vaca possa ser inseminada no 1o.
Ciosin® é um potente agente luteolítico que causa uma regressão funcional e morfológica do corpo lúteo (luteólise) em bovinos e equinos, seguida de um retorno ao cio e ovulação normal.
O início da atividade reprodutiva do gado depende principalmente do nível nutricional e da qualidade do manejo. Existem registros de vacas gir com até 13 crias e idade fértil de 15 anos. Mas para se atingir um bom nível de melhoramento genético, o ideal é que a vaca seja descartada após cinco crias.
Estro ou cio, comumente referido como dia zero do ciclo estral, é o período da fase reprodutiva do animal no aual a fêmea apresenta sinais de receptividade sexual, seguida de ovulação. Em bovinos, a duração média do estro é de, aproximadamente, 12 horas, e a ovulação ocorre de 12 a 16 noras após o término do cio.
O momento ideal de inseminar é no final do cio, quando a probabilidade de fecundação é maior devido a alta fertilidade da vaca.
É muito importante você identificar o cio da vaca, porque esse cio se repete a cada 21 dias e ele tem duração média de 14 a 15 horas somente. Nesse momento a vaca aceita monta e nesse momento você tem que entrar com a monta natural ou com a inseminação artificial.
Os animais, independentemente da espécie, podem ter a idade identificada a partir da arcada dentária. É muito comum esse dado ser feito por um veterinário, mas o produtor rural também pode saber a idade dos bovinos pelos dentes.
Conhecer o número exato de dentes de um equino facilita na hora de calcular a idade do animal que possui seis incisivos na mandíbula e seis no maxilar. Os dois do meio são chamados de “pinças”. Seguindo para fora, há os “médios” e os “cantos”, que são os incisivos na frente da barra.
A vida útil da vaca de corte pode ir além de 12 anos; no entanto, após 10 anos de idade, a produção de leite entra em declínio e o animal passa a desmamar bezerros mais leves. Considerando-se 4 anos como a idade média ao primeiro parto, e o descarte aos 10 anos de idade, a vaca deixa, em média, de 4 a 5 bezerros.
O bezerro tem idade entre 4,5 e 7 semanas de vida. - Com bom manejo e uma boa ração inicial, a maioria dos bezerros estará nesta faixa de idade quando estiver apto a ser desmamado.
Acima de 18 meses de vida, esse animal já formou as características secundárias, ele já soldou as epífises, ele já tem características de macho e aí você vai castrar para você colocar 150 kg de carne, por exemplo, após esta castração para ter uma boa carcaça, ok?”, informou.
24 meses
Bezerros de raças taurinas começam a pastar e a ruminar entre 2 e 3 semanas de idade, com um tempo médio de pastejo de 3 horas/dia. Daí até 120 dias de vida, o tempo de pastejo aumenta quase que diretamente com a idade do bezerro.
A ração para "creep-feeding" pode ser a mesma da desmama precoce, sendo facilmente preparada. Uma mistura contendo de 16 a 20% de proteína bruta garante um bom crescimento ao bezerro.
Os animais começam comendo cerca de 100 gramas por dia e terminam o ciclo no sistema ingerindo aproximadamente 1 kg de ração por dia, com média de consumo em todo o período de 500 a 600 gramas por dia e ganho médio de peso de até 1,2 quilos por dia.
O ovo é uma rica fonte protéica (>50%) e de gordura (>35%), sinônimo de energia. Em função disso, pesquisadores americanos recentemente testaram sua inclusão em formulações de substitutos de leite para bezerros em substituição à proteína concentrada de soro e gordura animal.
Durante a fase de crescimento é necessário complementar com suplementos minerais, rações e volumosos. O bezerro órfão requer cuidados especiais para a sobrevivência. É importante o animal receber o colostro, leite secretado nos primeiros dias de amamentação pós-parto.
A primeira atitude é isolar o bezerro dos demais. A causa pode ser contagiosa. Feito isso, o oferecimento e um soro para que o animal reponha os nutrientes necessários para que o organismo atua de forma ideal é o indicado.
Assim que um bezerro da sua propriedade apresenta algum sinal de anormalidade, sofrimento e fraqueza, a primeira atitute é buscar auxílio com o médico veterinário de confiança. Não tome qualquer atitude ou ofereça medicamentos sem a orientação de profissional especializado.
Principais vitaminas para os bovinos
Os bezerros normalmente aceitam muito bem o soro oral. O soro pode ser colocado na vasilha de água para que a bezerra beba ou pode ser fornecido com mamadeira. Pode ser utilizada também sonda esofágica ou, nos casos graves de desidratação (acima de 8%), a terapia endovenosa.