Os triângulos podem ser classificados com base em seus lados ou ângulos. Um triângulo é um polígono de três lados, três vértices e três ângulos. Normalmente os vértices são representados por letras maiúsculas do nosso alfabeto, e a medida dos lados é representada por letras minúsculas.
Os ângulos que medem menos de 90° são chamados de agudos. É importante lembrar que a soma das medidas internas dos ângulos de um triângulo qualquer é igual a 180°. Como os triângulos retângulos possuem um ângulo reto, então os outros ângulos são, necessariamente, agudos, isto é, medem menos que 90°.
Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h).
a2 = b2 + c2
O teorema de Pitágoras é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo retângulo, conhecidos como hipotenusa e catetos. Esse teorema não é válido para triângulos acutângulos ou obtusângulos, apenas para os retângulos.
O Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais aplicados na matemática, principalmente em problemas da Geometria e Trigonometria. O teorema serve, sobretudo, para relacionar os lados de um triângulo retângulo – figura geométrica plana composta por um ângulo reto (90°) e outros dois ângulos agudos (menores que 90°).
O teorema de Pitágoras é uma das relações métricas do triângulo retângulo, isto é, é uma igualdade capaz de relacionar as medidas dos três lados de um triângulo nessas condições. É possível descobrir, por meio desse teorema, a medida de um dos lados de um triângulo retângulo conhecendo as outras duas medidas.
O Teorema de Pitágoras enuncia que em um triângulo retângulo “o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos”. O que esse teorema tão importante quis dizer? ... estabelecem entre a medida da área do quadrado representado por “a” e os quadrados. representados por “b” e “c” na atividade anterior.
O uso do teorema de Pitágoras pelo pedreiro Ao marcarem 30 cm e 40 cm em duas laterais de paredes que se interceptam e depois unirem esses pontos para encontrarem uma medida equivalente a 50 cm, os pedreiros conseguem um ângulo reto, e isto é uma aplicação prática do teorema de Pitágoras.
O teorema de Tales é uma importante ferramenta para geometria, pois auxilia no cálculo de distâncias inacessíveis e nas relações de semelhança de triângulos.
Teorema de Tales afirma que um feixe de retas paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais. Desse modo, se temos duas retas paralelas “cortadas” por duas transversais, os segmentos formados por essa intersecção são proporcionais.
“Se duas retas são transversais a um conjunto de três ou mais retas paralelas, então a razão entre os comprimentos de dois segmentos quaisquer determinados sobre uma delas é igual a razão entre os comprimentos dos segmentos correspondentes determinados sobre a outra.”