As expressões “um meio” ou “a metade”, “um terço” ou “a terça parte”, “um quarto” ou “a quarta parte”, “um quinto” ou “a quinta parte” são as frações que mais usamos na nossa vida diária quando nos referimos a elementos que estão divididos em partes iguais ou que podem ser divididos em partes iguais.
Para encontrarmos o triplo, basta multiplicar por 3. Isto é, o triplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 3. Imagine que existem mais pessoas na turma de Pedro e Joana, e que Pedro tem uma caixa com 3 lápis de cor, Joana tem o dobro e Julia tem o triplo.
Esta questão está relacionada com fração. A fração é uma maneira de representar a operação de divisão, onde temos um numerador e um denominador. Usualmente, utilizamos a fração para representar números racionais menores que 1, ou seja, onde o numerador é menor que o denominador.
As regras são elaboradas para facilitar o cálculo. No entanto, é necessário compreendermos o significado de cada uma delas para que possamos aplicá-las com segurança. Essa é a melhor regra para aprendermos matemática.
Analisando a proporcionalidade: Quanto mais empregados, menos máquinas serão necessárias, assim como menos horas precisarão ser trabalhadas, além disso, há uma produção de ovos maior, logo:
A fração 1/3 é um número racional, pois forma uma dízima periódica e pode ser escrita como uma divisão de dois números inteiros. Um terço (1/3) de alguma coisa equivale a terça parte daquilo. Isso significa dizer que, em uma amostra de x elementos, 1/3 equivale a x/3 elementos.
O quádruplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 4. Agora imagine que Pedro tem duas bolas, Joana tem o dobro de bolas que Pedro tem, Julia tem o triplo de bolas que Pedro, e Gabriel tem o quádruplo de bolas que o Pedro tem.
Caso ainda necessite de mais um reforço, sugiro o curso de matemática básica aqui do Estratégia.
Regra de três é um método matemático que possibilita encontrar um valor até então desconhecido, considerando a proporcionalidade entre as variáveis já conhecidas. Essas variáveis podem ser diversas, tais como área, tempo, dinheiro etc.
Em uma fábrica de doces, 10 empregados igualmente eficientes, operando 3 máquinas igualmente produtivas, produzem, em 8 horas por dia, 200 ovos de Páscoa. A demanda da fábrica aumentou para 425 ovos por dia. Em razão dessa demanda, a fábrica adquiriu mais uma máquina, igual às antigas, e contratou mais 5 empregados, tão eficientes quanto os outros 10.
Os numerais multiplicativos fazem menção ao número de vezes que uma determinada quantidade foi multiplicada, indicando um aumento proporcional da mesma quantidade.
Caso ainda tenha restado alguma dúvida, nada melhor do que realizar algumas questões de concurso para sanar essas lacunas.
Se você já ouviu falar sobre dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo e não sabe o que essas palavras significam, como e quando devem ser utilizadas, esse artigo é pra você. Confira!
Imagine que para construir uma casa, um pedreiro leve 30 dias trabalhando 15 horas diárias. Quantos dias serão necessários para construir essa casa se 5 pedreiros trabalharem simultaneamente durante 10 horas diárias?
Lembrando que queremos o “número adicional de funcionários que a empresa deve contratar”, então teremos que subtrair do total de funcionários os já existentes.
Um caminhão pipa veio encher a piscina da minha casa e utilizou 3 quintas partes do tanque, que continha 18.000 litros de água. Quantos litros de água foram depositados na nossa piscina?