Resposta. É 5 mesmo,uma dica,sempre quando é elevado a um é o número de base!
Um número elevado a menos um é igual ao seu inverso. Para calcular potências temos de ter de conhecer as suas propriedades: Qualquer número elevado a zero, o seu resultado é um. Na multiplicação de potências com a mesma base mantém-se a base e somam-se os expoentes.
Assim, para resolver potências cujo expoente é negativo, proceda da seguinte maneira:
Fracções com expoente negativo Primeiro nós giramos a fração e o expoente para positivo e então nós eliminamos parênteses aplicando as propriedades dos potências. Uma vez passado o expoente ao positivo, já podemos obter um resultado do poder.
A raiz quadrada com o expoente negativo é resolvida da seguinte forma:
Frações com expoente negativo Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos: Escrever a base em forma de fração se ela ainda não estiver nessa forma; Inverter a base e o sinal do expoente; Usar a propriedade das potências de fração relembrada acima.
Para fatorar um número, você precisa decompô-lo ao máximo e para isso, você separa as 'partes de números primos'. Pense assim: 120 = 2 grupos de 2 grupos de 2 grupos de 3 grupos de 5. Se quiser usar objetos para ficar mais fácil de entender, os grupos são pacotes e os 'cincos' são garrafas de refrigerante.
Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.
Aplicação da fórmula: delta negativo. Como delta é menor que zero, a equação não terá raízes reais, pois não existe raiz quadrada de número negativo.
O valor de delta é dado pela seguinte expressão: Δ = b2 – 4ac, em que a, b e c são coeficientes da equação e Δ é delta.
Uma equação do 2º grau é chamada de completa quando os coeficientes b e c são diferentes de zero....Equação do 2º grau (segundo grau) completa e incompleta