Em síntese, no texto de hoje, eu vou te ensinar sobre vários aspectos relacionados com o sistema muscular. Portanto, você vai aprender, por exemplo, quais são os tipos e as funções dos músculos.
É importante compreender que os dois tipos de fibras musculares estão presentes em nosso corpo, mas existe uma predominância que varia de pessoa para pessoa. Por isso algumas pessoas são tão boas em atividades de longa duração e outras em atividades rápidas.
As inserções dos músculos são comumente descritas como origem e inserção; a origem é geralmente a extremidade proximal do músculo que permanece fixa durante a contração muscular, e a inserção é geralmente a extremidade distal do músculo, que é móvel.
Quanto à organização das fibras Os peniformes podem ser unipenados, quando o músculo se encontra num lado do tendão; bipenados, quando o músculo converge nos dois lados do tendão ou multipenados, quando o músculo apresenta vários tendões.
Origina-se na face interna das últimas costelas e sobre as arcadas aponeuróticas que unem os ápices da 10ª, 11ª e 12ª costelas (Arcadas de Senac). Essas inserções confundem-se com as do transverso do abdômen, especialmente ao nível da 10ª, 11ª e 12ª costelas.
Podemos dizer que a massa muscular é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as brancas e as vermelhas e elas ainda podem ser classificadas como Tipo I e Tipo II.
Sendo assim, se você nasceu com predominância de um tipo de fibra, é praticamente impossível você ser um atleta de alto nível em um esporte que destaca-se as características do outro tipo de fibra.
O sistema muscular é o conjunto de músculos do corpo que permite manter a postura, estabilizar e suster o corpo. Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as miofibrilas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.
Além disso, os músculos que são classificados pela ação recebem ainda as denominações de extensores, flexores, adutores, abdutores, rotadores, supinadores e, por fim, pronadores.
Os músculos podem também ser classificados quanto à funcionalidade em, agonistas, antagonista e sinergistas. O músculo agonista executa o movimento principal. O antagonista executa o movimento oposto ao agonista, seja para regular a rapidez do movimento ou a potência de ação.
Dessa forma, os músculos esqueléticos têm bandas claras e escuras denominadas de estrias. Sendo que as estrias são formadas a partir de filamentos finos e espessos que formam o músculo.
No nosso corpo humano tem mais de 600 músculos esqueléticos que junto aos tendões tem como função principal, permitir que a pessoa se movimente. Os tipos de fibras e o estímulo enviado aos músculos são fundamentais para determinar se o movimento será lento, moderado, rápido ou muito veloz. Os músculos são importantes para que a gente possa desempenhar muitas ações diárias como por exemplo, chutar uma bola, suportar o peso do corpo enquanto caminhamos e muitas outras ações.
Por sua vez, os músculos são tecidos. Desse modo, suas células (ou fibras musculares), tem como função permitir a contração dos músculos, o que possibilita a produção de movimentos pelo corpo humano.
As fibras Tipo I são as fibras vermelhas e são as chamadas fibras de contração lenta. Já as fibras Tipo II são as fibras brancas e são as chamadas fibras de contração rápida. Esta classificação dos tipos de fibras foi feita por pesquisadores que observaram as suas características contráteis e metabólicas.
O músculo cardíaco são os músculos que constituem o miocárdio, ou seja, são os músculos que estão no coração. O músculo esquelético são os que participam dos movimentos do nosso corpo e o nome correto é músculo estriado esquelético. Os músculos estriados são voluntários, ou seja, trabalho só se for da vontade dele.
Saiba que o seu corpo é único e você deve respeitar os seus limites. Cada pessoa tem respostas e evoluções diferentes aos estímulos recebidos, então jamais se compare aos resultados de outra pessoa. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder!
A musculatura pode ser classificada de acordo com diversos critérios como sua origem (região em que o músculo está mais fixado, servindo como base para sua ação, se originando de um ou mais tendões), inserção (ponto onde é possível observar o movimento de contração, local em que a atividade muscular está inserida), .../span>
Ações musculares determinam todos os movimentos do corpo humano. O músculo é o único tecido do corpo capaz de produzir força. Existem diversos tipos de ações musculares como: Ação concêntrica, estática e excêntrica./span>
Os músculos estriados, também conhecidos como músculos voluntários ou esqueléticos, são usados em movimentos corporais voluntários./span>
Como os seus nomes sugerem, cada tipo tem características funcionais diferentes. As fibras do tipo 1 caracterizam-se por baixa força/poder/produção da velocidade e resistência elevada, tipo 2B pela força elevada/produção da potência/velocidade e resistência baixa, e a do tipo 2A fica no meio delas./span>
Esse tecido é encontrado em diversas estruturas do corpo, como a bexiga, útero, trato digestório e artérias. As células do músculo liso são revestidas pela lâmina basal e mantêm-se unidas por uma rede de fibras musculares, o que permite que a contração de apenas algumas células contraia o músculo por inteiro.
O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco. Podem ser encontrados nas paredes dos órgãos internos como intestino, útero, estômago, etc./span>
o sangue é o unico tecido liquido do nosso corpo./span>
Existem no corpo humano quatro tipos de tecido: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por um agrupamento de células de formas e funções parecidas. Sendo assim, a diferenciação dos tecidos se dá pela diferença na especificidade de cada conjunto de células./span>
Os principais tecidos humanos são o tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. O organismo humano é formado por vários tipos de tecido, os quais podem ser reunidos em quatro grandes grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção e excreção. Ele é encontrado revestindo órgãos, além de ser responsável pela formação das glândulas. ... As células epiteliais estão presas à chamada membrana basal, uma estrutura que atua na proteção do tecido conjuntivo subjacente.
Os tecidos humanos podem ser classificados em diferentes tipos, sendo os quatro tipos básicos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Tecidos são conjuntos de células organizadas que trabalham de maneira integrada para desempenhar uma determinada função.
O tecido epitelial é responsável por diversas funções, como proteção, absorção, secreção e excreção. Além disso, também tem como função a formação das glândulas. Revestimento de superfícies: essa função é de extrema importância, pois é o tecido epitelial que protege a superfície revestida de choque mecânicos./span>
O tecido epitelial de revestimento é responsável por revestir o corpo e as superfícies dos órgãos. Por esse motivo, está relacionado com a proteção, absorção de substâncias e, até mesmo, com a percepção de certos estímulos.