O Economista atua no atendimento a clientes internos e externos e é responsável por cálculos monetários, presta suporte em reuniões, levanta dados para apresentação de número referentes a risco de mercado, alimenta softwares de gestão com informações financeiras, além de atuar na elaboração de propostas e análise de contratos financeiros.
Para exercer a profissão é preciso concluir a graduação em Economia ou Ciências Econômicas e obter o registro profissional no Conselho Regional de Economia (Corecon) onde atua. Vale destacar que o economista pode exercer as seguintes funções:
O Economista está presente em instituições financeiras, instituições corporativas privadas e também no setor público. As vagas de emprego disponíveis no mercado para essa função exigem profissionais formados em economia ou áreas afins e que possuam habilidade para trabalhar com números, domínio em excel, foco em resultados e visão estratégica.
Na área privada a demanda por economistas é maior nas corretoras de valores, bancos, seguradoras e instituições financeiras. No segmento público, há vagas nos bancos públicos, na Comissão de Valores Imobiliários (CVM) etc. Vale destacar que a carreira acadêmica é outra opção.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.
O economista é o profissional que se dedica a acompanhar acontecimentos econômicos no país e no mundo e, baseando-se em modelos estatísticos e teorias econômicas, faz previsões de impactos econômicos na população, indústrias, política, sociedade e meio ambiente. Entre as responsabilidades do economista, podemos citar elaboração de relatórios, orçamentos, estudos e análises, condução de pesquisas, orientação a investidores e criação de produtos financeiros. Nas empresas, esse profissional pode trabalhar em conjunto com especialistas em finanças e contabilidade, entre outros.
Com um mercado de atuação amplo e novas oportunidades surgindo a todo momento, cresce também o interesse do público por esse curso. A concorrência, evidentemente, segue no mesmo ritmo.
A carreira pública tem a vantagem da estabilidade e pode ser uma espécie de “porto seguro” aos economistas. Assim como na carreira privada, os salários oscilam bastante. Eles variam de acordo com cada órgão escolhido. Veja abaixo a remuneração inicial oferecida de algumas entidades da administração pública que costumam abrir concursos:
As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 1.691 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Outubro de 2022 a Outubro de 2023.
O curso de Ciências Econômicas é oferecido em grau de bacharelado e tem, em média, quatro anos de duração. É possível encontrar essa graduação tanto na modalidade presencial quanto a distância.
Os salários para quem quer entrar nesta área podem ser bem altos, especialmente se o profissional tiver interesse em investir em capacitação para atuar na área de gestão de grandes empresas e indústrias.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.
Sem dúvidas seguir uma carreira concursada de Economista é uma ótima pedida, já que o salário no setor público é cerca de 22% maior do que a média salarial do setor privado.
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1.691 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Economista em regime integral de trabalho.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2022 e Outubro de 2023, tivemos uma queda de 1.78% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Os economistas ainda não têm piso salarial definido por lei com validade em todo o Brasil. Há um movimento do Conselho Federal de Economia (COFEN) para propor um salário mínimo profissional junto ao Congresso Nacional, mas a ideia ainda não foi posta em prática.
Entre eles estão a experiência da pessoa (profissionais com mais tempo de mercado tendem a ganhar mais do que os recém-formados) e o porte da empresa na qual o indivíduo trabalha.
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 13.070 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Economista Financeiro em regime integral de trabalho.
Na pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com a ajuda do Salariômetro, temos as seguintes médias salariais em funções diversas que os economistas podem ocupar:
Não existem muitos concursos públicos para economista. As vagas mais frequentes são para trabalhar como analista financeiro em bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.