Quanto o desconto do INSS do Jovem Aprendiz? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
8%
O desconto no INSS para jovem aprendiz é de 8%, assim como nos demais tipos de contratação pela CLT, sendo descontado na folha de pagamento e é por isso o período de aprendiz conta como tempo de contribuição.
Como funciona INSS para jovem aprendiz?
O jovem contratado com base na Lei do Aprendiz tem os seguintes direitos trabalhistas e previdenciários:
13° salário;
seguro-desemprego se o contrato for rescindido antecipadamente (ou seja, sem pagamento de multa pela rescisão e sem aviso prévio remunerado);
FGTS (alíquota de 2%);
vale-transporte;
13 de jun. de 2021
O que é descontado do Jovem Aprendiz?
Participação em vale alimentação, refeição e convênio Médico e Ontológico, quando o Aprendiz concordar com tais descontos para receber os benefícios; Desconto de adiantamentos resultantes de dispositivos de lei ou de contrato coletivo; Descontos de Contribuições Sindicais. Os demais descontos são vedados, por lei.
Como cadastrar jovem aprendiz no INSS?
Trabalho, Emprego e Previdência
Acesse o Meu INSS;
Clique em “Inscrever no INSS”;
Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.
Como funciona o FGTS do Jovem Aprendiz?
Assim como para os demais trabalhadores, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está previsto no contrato de aprendizagem. Além disso, o aprendiz pode receber esse dinheiro caso ocorra a rescisão contratual.
O que um aprendiz não pode fazer?
Regulamentação permite trabalho de menor na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. O trabalho do menor aprendiz não pode ser realizado em locais prejudiciais a sua formação, desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a frequência à escola.
Quais os direitos previdenciários do Jovem Aprendiz?
Jovem aprendiz tem mais direitos que trabalhador do Requip O aprendiz tem carteira de trabalho assinada, com direitos trabalhistas e previdenciários. Recebe salário, 13º e férias. A carga horária máxima é de seis horas por dia (oito, se tiver completado o ensino fundamental).
O que é FGTS e INSS de um trabalhador efetivo e de um aprendiz?
Enquanto o INSS é utilizado para custear a Previdência Social e garantir a aposentadoria e outros benefícios previdenciários, o FGTS é um fundo para proporcionar estabilidade financeira para o empregado após a demissão ou em situações específicas.
Quanto custa o FGTS do Jovem Aprendiz?
O Jovem Aprendiz também tem direito a benefícios trabalhistas e previdenciários, como o 13º salário, o seguro desemprego, FGTS (com alíquota reduzida para 2%) e vale transporte.
Quais são os deveres do Jovem Aprendiz?
Deveres do Menor Aprendiz
Manter um bom desempenho e rendimento escolar;
Zelo no cumprimento das tarefas a ele designadas pela empresa;
Ser pontual em relação aos seus horários de aprendizagem e de trabalho;
Respeitar as regras da empresa à qual realiza suas atividades;
Cumprir o acordado em seu contrato de trabalho.
28 de jul. de 2020
Quais são seus direitos e deveres como menor aprendiz?
Direitos e deveres do jovem aprendiz
Carteira de Trabalho assinada;
Salário mínimo-hora;
Jornada máxima de até seis horas para o jovem que ainda não concluiu o ensino fundamental e oito horas para quem concluiu, sendo em todos os casos computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas;
Vale transporte;
Mais itens...•17 de fev. de 2021
O que é o FGTS e INSS por que as empresas recolhem quais as alíquotas?
O FGTS é um fundo criado para amparar o colaborador nos casos de demissão sem justa causa. Todos os meses, o valor recolhido pela empresa é destinado à uma conta, criada para cada colaborador. ... O valor da alíquota do FGTS de 8% sobre o valor do salário bruto é determinado por lei.