EQST

Quanto O BDI?

Quanto é o BDI?

Não há uma forma única de se calcular o BDI, já que cada obra apresenta fatores distintos, mas geralmente se usa a seguinte fórmula, recomendada pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC): BDI ={ [ ( 1+ AC + CF + S + MI ) / ( 1 – T – L – G ) ] – 1} x 100.

O que é o BDI e como se calcula?

Em termos técnicos, BDI significa Benefícios e Despesas Indiretas, ou seja, é uma porcentagem que quantifica tanto o lucro como as despesas indiretas de uma obra. Simplificadamente, o BDI nada mais é que o percentual que se deve multiplicar aos custos diretos da obra para que se chegue ao preço final de venda.

Como colocar o BDI no orçamento?

Como calcular o BDI das suas obras
  1. A = 1 + Administração Central (AC) + Custo Financeiro (CF) + Seguros (S) + Garantias (G) + Margem de Incerteza (MI);
  2. B = 1 – (Tributos Municipais [TM] + Tributos Estaduais [TE] + Tributos Federais [TF] + Lucratividade Prevista)
22 de jan. de 2021

O que é BDI de um orçamento?

O termo BDI vem do inglês e significa Budget Difference Income, que no Brasil foi traduzido como Benefícios e Despesas Indiretas. No cálculo do preço final, o BDI é um componente adicional aos custos diretos.

Como calcular o BDI conforme recomendações do TCU?

PV = CD x (1 + BDI) Existe diversas fórmulas de cálculo do BDI, no entanto a jurisprudência do TCU entende que a equação que vou apresentar a seguir é a que melhor traduz a incidência das rubricas do BDI no processo de formações do preço de venda da obra.

Como fazer a composição do BDI?

A taxa de BDI deve ser formada pelos componentes: administração central, riscos, seguros, garantias, despesas financeiras, remuneração do particular e tributos incidentes sobre a receita auferida pela execução da obra.

Qual o valor máximo do BDI?

Premissas e Considerações para o Cálculo do BDI O acórdão nº. 2.622/2013 estabelece que essa parcela fique entre 3,00% e 5,50%, para obras de construção de edifícios.

Como aplicar o BDI no orçamento?

O cálculo do BDI vai variar de acordo com cada projeto. E ele irá gerar como resultado um percentual que será somado ao valor total da obra, como resultado você terá o valor total, que será cobrado do cliente. Por isso apesar de ser uma sigla muito conhecida sua aplicação é complexa, pois inclui diversos fatores.

Onde se aplica o BDI?

Inicialmente o BDI era um conceito apenas aplicado em orçamentos de obras e empreendimentos de Engenharia Civil, mas pode ser adaptado em outras oportunidades, como por exemplo em licitações que envolvem postos de trabalho alocados. Veja: O BDI na Construção Civil é muito importante quanto se trata de licitações.

O que está incluso no BDI?

O que é BDI: O BDI deve cobrir todas as despesas do projeto, incluindo o lucro almejado. ... Os Custos Diretos constam no orçamento e são inerentes à execução do projeto; os Custos Indiretos não são incorporados ao produto final mas fazem parte do custo total, por exemplo: impostos, juros, lucros etc.

Como fazer cálculo de BDI para licitação?

Os elementos necessários no cálculo do BDI são: Margem de Incerteza (MI) — representa os custos estimados com imprevistos; Seguros (S) — é o percentual (cerca de 0,5%) sobre o total da obra, que deve ser reservado para o seguro de Riscos de Engenharia; Garantias (G) — é o custo com seguro garantia (cerca de 0,1%);

O que é composição de BDI?

Ela é um percentual que, aplicado sobre o custo da obra, eleva-o ao preço final dos serviços. ... A taxa de BDI deve ser formada pelos componentes: administração central, riscos, seguros, garantias, despesas financeiras, remuneração do particular e tributos incidentes sobre a receita auferida pela execução da obra.

O que faz parte do BDI?

Em suma, o BDI retorna o custo global da obra. Ou seja, ele leva em consideração: despesas da administração, custos financeiros, impostos, garantias, seguros e muito mais! Ele é a divisão proporcional do Lucro mais os Custos Indiretos aplicado aos Custos Diretos (LCI).

O que é o risco no BDI?

“Taxa de Risco do Empreendimento” é tradicionalmente definida para “cobrir eventuais incertezas decorrentes de omissão de serviços, quantitativos irrealistas ou insuficientes, projetos mal feitos ou indefinidos, especificações deficientes, inexistência de sondagem do terreno, etc”, conforme ensinamento de Maçahico ...

Como usar o BDI?

O cálculo do BDI vai variar de acordo com cada projeto. E ele irá gerar como resultado um percentual que será somado ao valor total da obra, como resultado você terá o valor total, que será cobrado do cliente. Por isso apesar de ser uma sigla muito conhecida sua aplicação é complexa, pois inclui diversos fatores.

São exemplos de BDI?

São exemplos de custos indiretos: instalação do canteiro de obras, custos com a administração local, aluguel da sede da empresa, mobilização e desmobilização do canteiro, seguros e despesas tributárias. Estes são considerados no BDI.

O que é o risco do BDI?

DEFINIÇÃO: BDI é uma taxa que se adiciona ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor, mais o risco do empreendimento, as despesas financeiras incorridas, os tributos incidentes na operação , eventuais despesas de comercialização, o lucro do empreendedor e o seu resultado é fruto de uma ...

Quais despesas entram no BDI?

Em suma, o BDI retorna o custo global da obra. Ou seja, ele leva em consideração: despesas da administração, custos financeiros, impostos, garantias, seguros e muito mais! Ele é a divisão proporcional do Lucro mais os Custos Indiretos aplicado aos Custos Diretos (LCI).

Quais os itens que podem ser utilizados para compor o BDI de uma obra?

Seguros (S) – É o percentual sobre o total da obra, que deve ser reservado como seguro básico; Garantias (G) – Taxa de caução, seguro-garantia, fiança bancária ou títulos da dívida pública; Margem de incerteza (MI) – Refere-se às despesas com imprevistos não cobertos por seguros.

O que é Bonificação de Despesas Indiretas?

Conceitualmente, denomina-se Benefícios ou Bonificações e Despesas Indiretas (BDI) a taxa correspondente às despesas indiretas e ao lucro que, aplicada ao custo direto de um empreendimento (materiais, mão-de-obra, equipamentos), eleva- o a seu valor final.