Você já ouviu falar que determinado produto está em falta no mercado? Percebeu que alguns produtos, durante a pandemia, aumentaram exageradamente de preços? Esses fenômenos podem ser explicados através da Lei da Oferta e Demanda. Neste conteúdo, a gente te explica como funciona essa lei e qual o impacto dela no seu dia a dia.
Normalmente o preço informa aos produtores quais são os desejos dos consumidores e qual deverá ser então a melhor opção de fabricação de um produto ou prestação de um serviço.
Podemos dizer que esse tipo de situação não se sustenta num patamar de equilíbrio no longo prazo. Isso acontece porque as empresas normalmente não possuem todas as informações precisas sobre as atuais condições de mercado.
O ponto do gráfico onde a curva da oferta e a curva da procura se cruzam é chamado de ponto de equilíbrio. Ele indica o preço que o produto precisa ter para que sua oferta no mercado seja igual à sua procura.
Portanto, equilíbrio é uma situação na qual o preço atingiu o nível em que a quantidade ofertada é igual a quantidade demandada. Assim, em teoria, o próprio mercado, naturalmente, tende a estabilizar os preços dos produtos por causa da lei da oferta e da demanda.
Leia também: o que é macroeconomia e microeconomia?
Antes de tudo, precisamos entender o que significa falar em mercado. Basicamente, mercado é como se denomina um grupo de compradores e vendedores de determinado bem ou serviço.
A competição entre os produtores, aliada à maior oferta do café especial, pode levar a uma queda nos preços de mercado desse produto. Os consumidores se beneficiam com a disponibilidade maior e os preços mais acessíveis do café que antes era considerado exclusivo.
Assim, a oferta se refere à quantidade que os vendedores querem e estão dispostos a vender um produto, portanto, a oferta é determinado pelos vendedores. Ela é influenciada pelos insumos, tecnologias, custos de produção, etc.
A interação entre oferta e demanda influencia diretamente os preços dos investimentos. Se a demanda por um determinado ativo aumenta, enquanto a oferta permanece constante, os preços tendem a subir. Por outro lado, se a oferta supera a demanda, os preços podem cair.
Um exemplo de empresa assim é a Apple. A companhia é conhecida por ter os seus produtos com preços elevados, no entanto, ainda assim, encontra uma demanda cativa pelos seus aparelhos.
Imaginemos que os consumidores desenvolvam um gosto crescente por um tipo específico de café com um sabor diferenciado. Essa preferência é refletida em uma demanda maior por esse produto específico. Como resultado, os produtores de café que oferecem esse sabor exclusivo percebem a oportunidade de obter maiores lucros.
A oferta é a quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a vender em um determinado período de tempo. Essa quantidade, além de outros fatores, depende do preço desses bens e serviços.
Da mesma forma que aumentos nos preços de bens elásticos causam uma redução mais forte na quantidade demandada, diminuições no preço causam um maior aumento de quantidade demandada.
“Um dia come filé de frango, peito de frango, faz alguma coisa com frango. Outro dia omelete bem feitinho, janta… Comprando carne duas, três vezes na semana, nunca como era antigamente… Todo dia comprava carne… Hoje não dá mais, não dá.” comenta.
Quando a demanda por um produto ou serviço é maior do que a oferta disponível, os preços tendem a subir, incentivando os produtores a aumentar sua produção e atrair mais concorrentes para o mercado. Por outro lado, quando a oferta supera a demanda, os preços tendem a cair, levando os produtores a reduzirem sua produção ou buscar outros mercados.
Oque acontece com a quantidade consumida da manteiga (x), quando o preço da margarina(y) sofre um aumento em um determinado periodo na economia e no preço. Que bens são estes?
No exemplo 1, é bem provável que não existisse mais coxinha para ser vendida no mercado, pois a demanda seria muito grande, enquanto que a oferta seria praticamente inexistente. Lembre-se: com um preço baixo, os consumidores procuram mais o produto; mas por o preço de venda do produto ser baixo, os vendedores não ficam tão dispostos a produzi-lo.
Os investidores devem estar atentos às condições de oferta e demanda ao tomar decisões de investimento. Uma alta demanda por um ativo específico pode indicar um potencial de valorização, enquanto uma baixa demanda pode sinalizar um possível declínio nos preços.
Curva da demanda A curva de demanda individual mostra a quantidade de uma mercadoria que um consumidor irá adquirir em função do seu preço. A curva de demanda individual mostra a quantidade de uma mercadoria que um consumidor irá adquirir em função do seu preço.
Quanto a Demanda de Mercado, a mesma é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. É considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em um certo período de tempo.
A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demanda de um bem ou serviço dividido pela variação percentual no preço. A elasticidade-preço da oferta é a variação percentual na quantidade ofertada dividida pela variação percentual no preço.
Perfeitamente Inelástica: a quantidade demandada não muda se houver uma alteração nos preços; ... Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, assim a receita aumenta.
Elasticidade é o percentual de alteração em uma determinada variável, dada uma variação percentual em outra. Pode ser relacionado com sensibilidade ou reação da variável em questão em relação a outras.