Esse módulo de elasticidade pode ser considerado como representativo da rigidez ou resistência do material frente a uma deformação elástica. Quanto maior for o módulo, mais rígido é o material, e menor será a deformação elástica resultante de uma dada tensão.
Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável (ex.: preço) exerce sobre outra variável (ex.: demanda). ... Assim, elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis".
Perfeitamente Inelástica: a quantidade demandada não muda se houver uma alteração nos preços; ... Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, assim a receita aumenta.
quando a demanda por produtos ou componentes nos mercados B2B, depende da procura dos consumidores a jusante na cadeia, por exemplo, a demanda por motores de máquina de lavar é derivada da demanda por máquinas de lavar.
A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda:
Ele se refere ao nível de demanda existente para um produto específico. Quando um produto é super elástico, uma pequena mudança no preço acabará alterando drasticamente a demanda. Mas, inversamente, para um produto com pouca ou nenhuma elasticidade, quando o preço muda, a demanda não altera.
1. Quem tem oferta mais elástica quanto ao preço, os grandes ou os pequenos produtores? Os grandes produtores, pois tem mais condições de aumentar ou diminuir a oferta de acordo com a oscilação de preço ocorrida.