Aqui podemos perceber que, caso existam duas quantidades diferentes de um mesmo material, a maior quantidade apresentará a maior capacidade térmica, ou seja, precisará de uma maior quantidade de energia para sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1 °C.
Dizer que um objeto tem capacidade térmica de 500cal/°C, significa dizer que ao ceder ou receber uma quantidade de calor equivalente à 500 cal o corpo teve a temperatura variada em 1⁰C.
Resposta. 4- Como contém mais massa, a dispersão demora mais para abranger todo o material por conta da quantidades maior de matéria, tendo mais partículas o tempo para todas estar da mesma temperatura aumenta com isso a transferência de calor tem que ser maior para aquecer com maior agilidade o produto.
d) massa, calor específico e variação da temperatura do corpo.
O calor flui do corpo de maior temperatura para o de menor, mas isso não significa que flua do corpo de maior energia interna para aquele que possui menor energia, por exemplo, há mais energia interna em uma chaleira com água morna do que em uma xícara com água fervente, contudo, uma chaleira com água quente pode ...
A resposta correta é a letra (D), pois o corpo poderá eventualmente mudar seu estado de agregação, isto é, estado físico, se estiver em seu ponto de mudança de estado físico, seja fusão ou ebulição.
Um corpo quente não é um corpo que possui muito calor, mas sim um corpo com muita energia térmica média. ... A sensação de calor acontece quando nosso corpo recebe calor (energia), enquanto a sensação de frio é causada quando nosso corpo perde calor (energia). Desta forma, não existe a grandeza física chamada frio.
Resposta: Um corpo ao receber calor pode eventualmente mudar seu estado de agregação.
Os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Os fatores ambientais que influenciam diretamente nestes estados são a temperatura e a pressão. Ex: À temperatura ambiente (25ºC) e a 1atm de pressão a água encontra-se no estado líquido, mas se a temperatura esfriar abaixo de 0ºC ela se solidifica.
Como vimos, uma substância no estado sólido tem suas moléculas mais próximas umas das outras, mais "aglomeradas". Quando aquecemos uma substância estamos aumentando a energia cinética das moléculas, fazendo com que elas fiquem mais agitadas.
As mudanças de fase ocorrem quando uma substância perde ou cede energia térmica para o meio externo. As substâncias podem ser encontradas na natureza em três estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso.
A matéria pode apresentar-se em qualquer estado físico, dependendo dos fatores pressão e temperatura. Assim, de modo geral, o aumento de temperatura e a redução de pressão favorecem o estado gasoso, e pode-se dizer que o inverso favorece ao estado sólido. ... A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Ebulição.
Como para uma determinada pressão cada substância tem a sua temperatura de ebulição (a água entra em ebulição sob pressão de 1 atm a uma temperatura de 100º C), ao aumentarmos a pressão sobre um líquido provocaremos um aumento em sua temperatura de ebulição, assim se torna mais difícil de a substância passar do estado ...
A sua função é permitir o intercâmbio de íons entre as células, permitindo fechar o circuito para a corrente contínua produzida entre os elétrodos que estão mergulhados nas soluções eletrolíticas contidas nas semicélulas.
Uma salina é uma área de produção de sal marinho pela evaporação da água do mar ou de lagos de água salgada. O sal marinho formado na salina é uma rocha sedimentar química, que tem origem na precipitação, quando esta sofre evaporação.
A ponte salina permite a migração dos íons entre as soluções dos eletrodos. Os ânions (íons negativos) migram para o ânodo e os cátions (íons positivos) migram para o cátodo, assim, a quantidade de cátions e de ânions na solução de cada eletrodo permanece em equilíbrio, prolongando o funcionamento da pilha.
Segredo das salinas é retirar impurezas da água usada como matéria-prima. De um jeito bem simples: deixando o líquido evaporar e recolhendo o sal no final do processo. ... Ao evaporar em tanques debaixo do sol, a água vai ficando cada vez mais pastosa.
No caso da obtenção do sal de cozinha, a água do mar é represada em tanques rasos chamados de salinas. Com o passar do tempo, o calor do sol e o vento fazem com que lentamente a água comece a evaporar. O sal então se cristaliza e é separado.
O sal marinho é extraído pela evaporação da água do mar enquanto o sal de rocha é retirado de minas subterrâneas, resultantes de lagos e mares antigos que secaram.
Na fábrica, esse líquido concentrado vai para tanques fechados, aquecidos em até 130 graus, onde a água evapora e o sal é cristalizado. O processo, inteiramente físico, sem produtos químicos adicionados, é o único no Brasil feito a vácuo. — O sal do Nordeste é moído, por isso os cristais não são perfeitos.
Andréia ressalta ainda que a flor de sal pode ser utilizada sobre quaisquer preparações: saladas, verduras ao vapor, carnes assadas, peixes, ovos, ou até sobremesas, como brigadeiros ou o famoso francês “Caramel à la Fleur de Sel”.
Obtenção. O sal-gema forma-se por precipitação de sais de cloreto de sódio (NaCl), com a formação do mineral halite. Ocorre pela evaporação de águas marinhas retidas em zonas de baixa profundidade. O sal gema é extraído pelo método de lavra por solução e pelo método de lavra subterrânea convencional.
Quatro países - que juntos representam 50,3% dessa produção - despontaram como maiores produtores de sal, ou seja: EUA (21,6%), China (14,3%), Alemanha (7,5%) e Índia (6,9%).