Observando o consumo em kWh (Quilowatt-hora) de cada um, constatamos que os aparelhos dessa capacidade ficam com as médias de consumo entre os 22,7 kWh e os 32,5 kWh.
Fizemos um levantamento no nosso comparador de preços com os modelos de ar-condicionado Split de 9.
O ar-condicionado tem um consumo de energia similar ao de um chuveiro elétrico, com a diferença de que tende a ficar ligado por muito mais tempo. "Um aparelho de ar-condicionado de 12.
Ligar e desligar com muita frequência o equipamento acarreta num maior consumo de energia, por causa dos picos de energia. Se for se ausentar do ambiente por pouco tempo, até 20 minutos ou meia hora, deixe-o ligado para evitar esses surtos de gasto.
Quer economizar combustível? Faça justamente o contrário: coloque o ventilador nas velocidades mais altas! Assim, a temperatura será atingida e o compressor passará a funcionar de forma intermitente, poupando o motor do carro e gastando menos combustível.
Sim, circular com o condicionado gasta mais combustível. Aliás, dependendo da tecnologia usada no sistema (se é digital ou analógico) pode consumir 10% ou 20% a mais.
Em média, o sistema de ar-condicionado pode chegar a aumentar até 10% do consumo do combustível de um carro em ambientes urbanos. Nessa situação, há pouca resistência aerodinâmica, possibilitando que as janelas fiquem abertas sem grandes problemas.
Essa conta é suficiente para garantir seu conforto térmico sem prejudicar sua saúde. Portanto, se a temperatura externa for de 30°C, você deve configurar o ar-condicionado para uma temperatura nominal de, no máximo, 22°C, evitando assim um choque térmico desagradável que pode arruinar suas férias.
Se ele está sujo, o gasto com combustível aumenta. “Ele dificulta o trabalho do equipamento obstruindo a passagem do ar. Isso faz com que o equipamento se esforce mais consumindo mais combustível”, ressalta o técnico em ar condicionado Mário Luís da Silveira.
Já em relação a viagens com velocidades superiores a 70km/h, o consumo de combustível com os vidros abertos pode ser até 25% mais alto do que com o ar-condicionado ligado. Então, se o intuito é economizar combustível, o ideal é preferir os vidros abertos na cidade e o ar-condicionado ligado para cair na estrada.
Hoje, a maioria dos aparelhos de ar condicionado utilizam o HCFC R-22 e o HFC R410A. O tipo de fluido refrigerante varia de acordo com modelo e marca de cada aparelho.
Deixar um caminhão ou o ônibus parado com o motor ligado, por exemplo, consome cerca de 5 litros de diesel por hora. Com o aumento do valor dos combustíveis, este é um gasto significativo e que pode ser evitado.