Antes de começarmos pelo preço de uma ressonância da coluna, vamos saber o que é uma ressonância magnética.
Na ressonância magnética da pelve são estudados os órgãos aí localizados, nomeadamente útero e ovários em mulheres (RM da pelve feminina) e próstata nos homens (RM da pelve masculina). Poderá estar indicada na avaliação de doenças benignas como miomas uterinos, endometriose, hiperplasia benigna da próstata ou disfunção do pavimento pélvico, etc.
Resumidamente, a diferença existente entre a TC e a RM prende-se com o facto desta não utilizar radiação ionizante nem produtos de contraste endovenoso iodados, contra-inidicados em doentes com insuficiência renal e com uma taxa considerável de reações anafiláticas.
O exame de ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Ao contrário da radiografia (RX) e da tomografia computorizada (TC), não utiliza radiação ionizante. A RM funciona com um campo magnético intenso e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.
Após o preenchimento de um questionário a respeito de sua saúde, e de todas as observações e recomendações que serão feitas pelo técnico, o paciente se deitará sobre uma mesa móvel que irá deslizar para dentro da abertura da máquina.
Em pacientes com asma poderá ser necessária a injeção da substância gadolínio. Apesar de ter um índice extremamente baixo de reação alérgica, pode haver a necessidade de preparo antialérgico, que se iniciará 12 horas antes do exame.
A ressonância magnética do ombro está indicada em doentes com dor sem resposta a terapêutica médica conservadora, nomeadamente para exclusão de rotura dos tendões da coifa dos rotadores ou lesão do labrum glenoideu.
Não é necessário qualquer tipo de preparação para a ressonância magnética. Pode tomar a medicação habitual e geralmente não é necessário jejum. Caso contrário será avisado pelo Serviço de Radiologia onde realizará o exame.
Por ser um exame mais demorado e um pouco mais incômodo para alguns pacientes, em virtude da posição e da claustrofobia, o preço de uma ressonância da coluna é um pouco mais elevado pois trata-se de um exame de alta precisão e que utiliza um equipamento bastante complexo. É o melhor método de escolha na investigação de várias doenças da coluna.
Muitas vezes, a RM da coluna não precisa de usar contraste, alcançando-se, mesmo assim, magníficas acuidades diagnósticas. No entanto, em alguns casos podem ser utilizados contrastes para uma melhor visualização das estruturas (tumores, inflamações, …).
A ressonância magnética pode ser realizada gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, mas também é realizada em hospitais ou clínicas de exames particulares, e os resultados devem ser analisados pelo médico que solicitou o exame.
No caso de pacientes com histórico de claustrofobia, ou seja, com problemas de ficar em locais fechados e apertados, poderá ser oferecido um calmante ou sedativo para aliviar o estresse da ansiedade.
O Técnico de Radiologia executa o exame, obtendo e arquivando as imagens, normalmente, em sistemas PACS (Picture archiving and communication system). Veja exemplo de imagem de ressonância magnética da coluna.
Para quem faz uso de aparelhos ortodônticos, não há contraindicações absolutas para a realização do exame, sendo avaliado durante o exame a ocorrência de interferência nas imagens.
Se não for administrado contraste não é necessário realizar qualquer tipo de preparação prévia ao exame para efetuar a ressonância magnética da coluna. Nesse caso (sem contraste) também não é necessário realizar qualquer tipo de jejum antes e após a execução do exame. O doente pode comer e beber como habitualmente.
Como funciona o procedimento? Nos exames de ressonância magnética, o paciente deita sobre uma mesa que desliza para dentro de um tubo ou gaiola gigante. O aparelho, então, funciona como uma espécie de imã gigante, mas sem utilizar de radiação para obter os resultados, como acontece com a tomografia computadorizada.
O exame completo dura em média 20 à 60 minutos, dependendo de qual parte do corpo estão sendo captadas as imagens e se utilizará ou não o contraste.
O que é Ressonância Magnética de Coluna Lombar? Ressonância Magnética da Coluna Lombar é um exame de imagens de alta qualidade, sem uso de radiação, da região da Coluna Lombar, na porção final inferior das costas.
O exame de Ressonância Magnética de Coluna Cervical é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, sendo possível visualizar diferentes estruturas. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame.
O tempo total de duração do exame é de cerca de 15 a 30 minutos, podendo durar até 2 horas dependendo da área a ser examinada. O exame de ressonância magnética é considerado de grande importância para a saúde da mulher por também possibilitar o diagnóstico de doenças intrauterinas.
O diagnóstico verdadeiro da maioria das hérnias de disco, segundo esse e vários outros estudos, deveria ser: DOR CIÁTICA (ABAIXO DO JOELHO) associada a SINAIS NEUROLÓGICOS (DORMÊNCIA E/OU PERDA DE FORÇA NOS MEMBROS INFERIORES) que leva a uma suspeita de hérnia de disco que deveria ser confirmada pela RESSONÂNCIA ...
A ressonância magnética (RM) da coluna é um exame por imagem que nos permite uma excelente acuidade diagnóstica em diversas patologias, como por exemplo nas hérnias discais (ou hérnias de disco), espondilose (artrose da coluna), deslizamentos vertebrais (espondilolistese), estenose vertebral (aperto na coluna), entre ...
10 sintomas da hérnia de disco