Depois de se submeter à um dos tratamentos dentários estéticos odontológicos com aparelho tradicional ou invisível, você precisará usar logo depois um aparelho de contenção. O que são retentores para contenção dentária? São aparelhos removíveis ou fixos que evitam que os dentes voltem à posição anterior após a retirada do aparelho ortodôntico de correção.
Alguns exemplos são a candidíase bucal (fungos), periodontite (inflamação dos tecidos de suporte localizados ao redor do dente), peri-implantar (inflamação dos tecidos moles e a destruição do osso de suporte ao redor dos implantes).
Os protocolos de contenção pós-tratamento ortodôntico mais convencionais incluem a placa de Hawley superior e a contenção fixa inferior 3×3, com tempos variáveis de uso. Via de regra, a placa de Hawley é usada por um período de 1 ano enquanto a contenção fixa inferior estende-se de 3 a 5 anos. Mas, não está descartada a possibilidade de uso eterno, se a estabilidade perene é almejada. (SILVA FILHO et al., 2005; ZACHRISSON, 1997)
Eles são geralmente prescritos para serem usados nos dentes superiores e inferiores. Nessa modalidade de aparelho de contenção, existe a opção de selecionar entre muitas variedades de estilos e cores de aparelhos.
© 2023 DentalVidas | Plano Odontológico DentalVidas LTDA CNPJ 05.983.170/0001-57. Desenvolvido por Go on digital LTDA
Por outro lado, esse tratamento tende a ser mais trabalhoso e delicado. Isso porque se inicia com a colocação dos implantes, que consistem em pinos de titânio que farão a função das raízes dos dentes perdidos.
A indicação da prótese parcial fixa depende da quantidade de dentes perdidos, do seu posicionamento e extensão, a qual é chamada de espaço protético e significa o local onde os dispositivos serão colocados.
RIBEIRO, T. T. C. et al. Contenção ortodôntica fixa lingual inferior 3×3 com V-bend. Rev Clín Ortod Dental Press. Maringá, 2016. v. 15, n. 1 p. 91- 97.
Além disso, visite um dentista regularmente. A recomendação geralmente é fazer a limpeza em consultório a cada seis meses. Assim, o profissional consegue remover a placa e o tártaro da contenção, mantendo a boca limpa e saudável. Ah, e o procedimento é coberto por planos dentais!
Porém, tendo em vista que o fio metálico que passa na frente dos dentes da convencional pode não ser atrativo para algumas pessoas, isso acabou criando a necessidade da criação da contenção móvel estética.
Também conhecida como coroa, a prótese dentária fixa costuma ser indicada quando há a necessidade de repor a perda de apenas um dente. Assim, as funções estéticas, anatômicas e funcionais são restabelecidas.
Felizmente, cada tratamento ortodôntico é personalizado individualmente e a duração exata para usar uma contenção dentária depende do tipo de correção ortodôntica que a pessoa recebeu.
Perder os dentes pode ser uma situação que gera bastante constrangimento. Dependendo de qual parte é, só piora. Essa perda pode ser motivo de baixa autoestima e ainda causar forte impacto nas relações pessoais e até profissionais.
Esses tipos de retentores para contenção dentária são um dos tipos mais populares escolhidos pelos pacientes. Eles são feitos de fio de metal dobrável, material plástico ou acrílico.
Agora que já conheceu um pouco mais sobre esses dispositivos e a importância de procurar esse tratamento para melhorar a sua qualidade de vida, é hora de descobrir os cuidados que uma prótese dentária precisa ter.
Com o tempo, dependendo do tipo de prótese, é comum que ela precise de algum ajuste para manter o seu conforto. Em outros casos, o desgaste natural pode gerar a necessidade de fazer uma nova peça.
No consultório, o dentista retira as peças do aparelho que estão coladas nos dentes (os famosos “bráquetes”) um por um, com um alicate especial e específico para isso, com muito cuidado e aplicando a pressão necessária, de maneira que não quebre nem leve junto os dentes e também não cause lesões no esmalte dentário.
Como o objetivo do uso da contenção é manter os resultados atingidos após o tratamento ortodôntico, caso o paciente não utilize corretamente o aparelho, podem aparecer alguns problemas como: abertura de espaço entre os dentes; desalinhamento entre os dentes e giros; contatos prematuros gerando, por exemplo, problemas ...
Essas pequenas argolas precisam ser encaixadas nos ganchos do seu aparelho e, geralmente, devem ser usadas em tempo integral, sendo retiradas apenas para comer e escovar os dentes. Elas também precisam ser trocadas uma vez ao dia para não perder a força e continuar a movimentação dos dentes.