R$25,00
O guaraná (nome científico: Paullinia cupana), comumente chamado guaranazeiro e uaraná, é um cipó originário da Amazônia. É encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela, sendo cultivado principalmente no município de Maués, estado do Amazonas, e na Bahia. Pertence a família Sapindaceae.
O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.
O guaraná é uma fruta típica da Amazônia, encontrada no Brasil e Venezuela. É pequena e vermelha, semelhante à pitanga, possui uma substância parecida com a cafeína (guaraína), em virtude dessa propriedade estimulante é utilizada para a fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.
Jesus Norberto Gomes
Plantio. O solo para cultivo do guaraná deve ser bem drenado. A cova deve ser profunda e recomenda-se plantar a muda em dias nublados (essa dica vale para outras frutíferas também). Essa árvore prefere climas tropicais e regas frequentes, porém moderadas, evitando solos encharcados.
Seu cultivo começou na era pré-colombiana com as primeiras tribos indígenas do Baixo Amazonas, tais como os Sateré Maués e os Andiras. Domesticado a centena de anos por esses índios, o guaraná não é mais encontrado no estado silvestre.
A colheita do guaraná é feita de forma manual, retirando cacho por cacho. ... O guaraná também possui ação tônica cardiovascular, diurética, auxilia no combate a cólicas e enxaquecas. O guaraná é utilizado na fabricação de xaropes, barras, pós, refrigerantes e pela indústria farmacêutica.
Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante e vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulite, depressão nervosa e enxaqueca.
Veja a seguir 5 benefícios do pó de guaraná:
O Guaraná Amazonas Lifar Sanitas é um estimulante energético natural que melhora o rendimento mental e físico, promove renovação celular e estimula a circulação sanguínea.
Modo de usar do Guaraná: Tomar 1 cápsula após o café da manhã e após o almoço, ou conforme orientação de profissional habilitado.
Guaraná desidratado em pó (160 mg de cafeína/4g). Composição da cápsula: gelatrina e umectante glicerina. Ingerir 2 cápsulas, 4 vezes ao dia. Não ingerir a noite.
Como usar o guaraná Beber 2 a 3 xícaras por dia; Mistura de pó de guaraná: este pó pode ser misturado com sucos e água e a quantidade recomendada para pessoas adultas é de 0,5 g a 5 g por dia, dependendo da indicação de um fitoterapeuta.