Usamos popularmente o termo "macaco" para nos referirmos a mais de 250 espécies de primatas não-humanos (simios). Entre os mais conhecidos estão chimpanzés, gorilas, micos e orangotangos. A beleza exótica destas espécies e suas semelhanças físicas e comportamentais com os humanos fazem com que muitas pessoas queiram adotar um macaco como animal de estimação e criá-lo em cativeiro. Entretanto, a maioria desconhece os riscos desta prática.
No caso dos saguis, os responsáveis pela venda desses animais indicam que eles tenham uma dieta bastante diversificada, com muitas verduras, legumes e seja incluso algumas fontes de proteínas. Essas proteínas não devem ser carnes, mas sim grãos, como feijão e arroz cozidos, carnes de soja, lentilhas, grãos de bico e similares.
Caso mesmo com esses por menores seu desejo por ter um macaco de estimação seja algo certeiro e de grande responsabilidade, abordaremos nesse artigo como você pode compra-lo de forma legal no Brasil.
Por que ter um macaco como animal de estimação é ilegal em tantos lugares? Basicamente, para proteger os próprios macacos das práticas abusivas que são comuns no mercado ilegal de compra e venda de animais selvagens, bem como dos maus tratos, cuidados impróprios e abandono que muitas vezes sofrem quando adotados por pessoas que desconhecem as necessidades específicas dos macacos.
Um dos motivos que o macaco-prego é mais caro que o sagui é por causa da sua gestação, que demora cerca de seis meses, depois disso a fêmea precisa de um tempo para repouso e amamentação e todo esse processo pode ser mais demorado mais deve ser respeitado e feito naturalmente, com isso, poucos filhotes são disponíveis nos estabelecimentos legalizados, ao contrário dos saguis que estão para venda quase que o ano inteiro.
Sim, no Brasil é permitido ter um macaco como animal de estimação, apesar desta prática não ser recomendada por uma série de motivos que vamos explicar neste artigo. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Brasil apenas é permitido adquirir macacos nascidos em cativeiro se houver autorização da secretaria ambiental do respectivo estado. O Ibama também exige que o criatório emita, para a venda do animal, o Certificado de Origem, um documento que comprova a origem legal do primata.
Obviamente, a adoção de um macaco de origem desconhecida, seja por meio de sites ilegais na internet, não é recomendada em nenhum país. A maioria desses animais são caçados, subitamente retirados de seu habitat e comunidade, e presos em condições deploráveis até serem revendidos no mercado ilegal do tráfico de animais. Além disso, ao adotar um macaco de origem desconhecida, contribuímos indiretamente para a promoção do tráfico de animais.
Os macacos são animais muito ativos, inteligentes, curiosos e sociáveis, por isso precisam exercitar constantemente seu corpo e mente para se manterem saudáveis. Mesmo quando os tutores têm muito espaço e lhes oferecem ambientes ao ar livre, a maioria dos macacos de estimação adotados acaba desenvolvendo sintomas de estresse ou tédio.
Para ter um macaco de estimação legalizado no Brasil, é fundamental adquiri-lo de criadouros autorizados pelo IBAMA e pela secretaria ambiental estadual. Certifique-se de que todos os documentos legais estão em ordem.
Macacos de estimação exigem cuidados especiais, incluindo um viveiro adequado, alimentação variada e socialização. Eles são animais sociais que precisam de interação e espaço.
No Brasil, apenas duas espécies de macacos podem ser criadas legalmente: o macaco prego e o sagui. Ambos devem ser adquiridos de criadouros legalizados.
O sagui é um primata pequeno, pesando até 250 gramas e medindo de 20 a 30 centímetros. São inteligentes, vivem em grupos sociais e têm uma dieta onívora. Existem mais de 20 espécies de saguis no Brasil.
O macaco prego é um dos macacos mais conhecidos na América Latina. Eles são sociáveis, vivem em grupos de até 20 indivíduos, têm hábitos diurnos e uma dieta variada. Existem diversas espécies de macacos prego no Brasil.
Todo primata é considerado animal silvestre, e como ocorre com todo animal de estimação exótico, as demandas exigidas para sua criação não são pequenas. A preocupação inicial que você deve ter ao procurar um macaco para adotar é se certificar que não estará cometendo um crime ambiental por estar comprando o animal de comércios não legalizados e autorizados pelo IBAMA.
Os macacos (principalmente os de origem desconhecida) podem transmitir doenças zoonóticas, como raiva, tuberculose, herpes, hepatite B e candidíase, por meio de mordidas ou arranhões. As zoonoses são aquelas patologias que podem ser transmitidas entre diferentes espécies. Além disso, algumas espécies de macacos são vulneráveis ao desenvolvimento de alergias e infecções cutâneas, principalmente causadas por bactérias e fungos.
Em primeiro lugar, o ideal é recriar o habitat natural de cada espécie para proporcionar as melhores condições para o seu desenvolvimento físico e mental. Os zoológicos, por exemplo, tentam condicionar o espaço dos macacos com muitas árvores, rochas, terra, grama, etc. Agora, imagine a dificuldade de reproduzir este ambiente selvagem em nossa casa. E a verdade é que, mesmo que você tenha muito espaço e se dedique a condicioná-lo cuidadosamente, toda esta estrutura continuará sendo uma réplica artificial que nunca irá capturar totalmente a essência da natureza.
E agora que você já sabe tudo sobre o macaco como animal de estimação, talvez te interesse este vídeo em que mostramos que o macaco é uma das espécies que já viajaram para o espaço. Confira:
O custo do sagui é bem mais acessível se comparado com o macaco-prego. Um sagui que ainda está utilizando mamadeira e por conta disso seja filhote tem o preço de 5 mil reais e um adulto, tem um custo de 4 mil reais.
Infelizmente, muitas pessoas adotam um macaco de estimação sem entender suas necessidades específicas. E é por isso que muitos "macacos domésticos" acabam em zoológicos, quando não são abandonados em algum lugar distante da cidade.
Mesmo quando os animais estão em ambientes livremente, deve-se ter cuidados para que não mastiguem fios, comam algo inapropriado ou algo do tipo, pois seu comportamento é similar de uma criança e os cuidados devem ser os mesmos que se tem quando existe uma criança de 4 anos dentro de casa.
Os macacos fazem muito sucesso com as crianças por terem um comportamento bem parecido com o dos pequenos, sendo um animal muito curioso, esperto, engraçado e afetuoso. Se conseguir ganhar a confiança do seu macaco, ele irá te acompanhar pela casa inteira e ser muito fiel, igual aos cachorros, inclusive podem atacar inimigos como assaltantes ou algo do tipo se entrarem dentro da casa.