A raça de gato Azul Russo, ou gato Azul da Rússia, se destaca pelo reflexo azul prateado da pelagem, olhos verde-esmeralda e uma história de quase extinção em meio à guerra mais devastadora da humanidade.
Em 1965, os criadores britânicos entraram em um consenso que o gato Azul Russo pós-guerra estava distante, em forma e personalidade, do bichano de antes dos bombardeios. Começou um novo esforço para dar um novo padrão à raça, cruzando gatos escandinavos, o que resultou no modelo atual, incluindo os belos olhos verdes.
o cuidado veterinário é a principal coisa que aumentará seus custos mensais, portanto, se o seu Azul russo precisar de medicação mensal ou uma viagem de emergência ao veterinário, seus custos aumentarão como resultado.
Além da ração seca ou úmida, ofereça água limpa e fresca para o gatinho. Uma dica preciosa: não coloque os potes de água e comida lado a lado. O ideal é que a comida fique em um canto, e a água em outro.
Se o seu gato Azul Russo tiver aprendido a usar os raspadores de maneira correta, não será necessário cortar as unhas do felino. Você só precisará revisar ocasionalmente as orelhas do animal, para garantir que ele não sofra de uma infestação de ácaros, assim como a boca e o resto do corpo de maneira geral para prevenir o surgimento de qualquer problema.
Mas era uma disputa desigual. O formato arredondado da cabeça do britânico era mais apreciado pelos jurados ingleses, e o modelo russo, com rosto mais fino e orelhas maiores, acabava com menos chances de ganhar.
Quando filhote, os olhinhos são amarelos, e conforme o bichano vai crescendo, vão ficando verdes e brilhantes. A troca de cor começa com um anel esverdeado ao redor da pupila, ainda nos primeiros meses de vida.
A 1ª Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, também já havia sido catastrófica para a humanidade. Estima-se que em torno de 40 milhões de pessoas morreram naquele conflito. Mas apesar de toda essa tragédia, não há registros que os criadores de azuis tenham tido maiores problemas com os ataques inimigos em solo inglês.
O meme Nyan Cat foi inspirado em Marty, um Azul Russo do criador Chris Torres. O vídeo original desse meme no YouTube tem mais de 190 milhões de visualizações. E você talvez se pergunte: mas o que tem de mais nesse vídeo? A resposta talvez esteja no charme do gato Azul Russo.
Os registros dão a entender que Constance e seus gatos podem ter passado a morar de aluguel, porque após a condenação do marido foram vários endereços até a morte dela, em 1937, aos 76 anos — Henry morreu seis anos antes. Não há registro que o casal tenha tido filhos, além das centenas de gatinhos criados ao longo de mais de quatro décadas.
Em Garfield: O Filme, Arlene, namorada do astro e tradicionalmente cor-de-rosa nos quadrinhos e animações, tem o papel interpretado por uma Azul da Rússia.
Sua pelagem é fina, curta e felpuda. Por este motivo é recomendado que seja feita uma escovação regular, e é necessário que se levante o pêlo ao escovar para que ele não fique liso. Os banhos devem ser dados sempre que necessário.
Já o avô, major-general Henry Floyd, enfrentou os franceses na Batalha de Waterloo, em 18 de junho de 1815, que ficou conhecida como a derrota final de Napoleão Bonaparte. O pai de Constance, Robert Peel Floyd, foi capitão da 2ª Milícia Real Cheshire, e o irmão, Henry Floyd, foi capitão da marinha e participou da Guerra dos Bôeres, na África.
A proteína Fel d1 está espalhada em praticamente todo o corpo dos gatos, de qualquer raça, e, por tabela, pelas casas deles — sim, deles, lembre-se que você mora lá de favor, rs. Essa substância é produzida pelas glândulas salivares e sebáceas, e acaba indo parar por todo o corpinho graças aos banhos de língua que o bichano se aplica, várias vezes ao dia.
Na primavera e no outono, o Azul Russo fará a troca dos pelos, assim como todos os gatos. Então, nesses dois períodos, é preciso escová-lo mais vezes por semana para remover a pelagem morta e, assim, evitar que ele ingira muitos pelos.
Os personagens da série de tirinhas online, iniciada em 2003, Two Lumps (somente em inglês), Eben e Snooch são retratados como gatos azuis russos.
Na 1ª Guerra, por meio dos dirigíveis — os Zeppelins —, a Alemanha realizou 51 ataques sobre o solo inglês, despejando 196 toneladas de bombas, deixando 557 pessoas mortas e 1.358 feridas.
Mas a versão que circula pela cidade é um pouco diferente. Em 2018, segundo notícia publicada no site da prefeitura de Arkhangelsk, surgiu a ideia de criar o “Museu do Gato Arkhangelsk”. A proposta foi apresentada durante debates de um fundo da prefeitura para orçamento participativo dos cidadãos. E em meio à discussão foi dada a versão de que o gato teria surgido na cidade a partir do cruzamento com felinos vindos de navios ingleses.
Muitos criadores de gato Azul Russo fazem questão de deixar claro que a raça não é hipoalergênica e nem “ideal para pessoas alérgicas”. Isso para não sofrerem acusação de propaganda enganosa e, pior ainda, enviar o felino para um lar onde ele não será bem-vindo após alguém começar a espirrar.