LEIA TAMBÉM: Sabe quais os principais tipos de clareamento dental? Descubra agora
Fonte: Ricardo Amore, membro da Câmara Técnica de Dentística do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) e Sergio Brossi Botta, especializado em dentística pela Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo).
Tenha em vista que o resultado final do clareamento também tende a variar, considerando a coloração da dentição de cada pessoa e a sua resposta biológica ao procedimento. Por fim, para saber quanto custa um clareamento dental faça um orçamento com o seu dentista.
O clareamento dental a laser é uma das opções mais procuradas. E neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o procedimento que milhares de pessoas – incluindo artistas mundiais – já realizaram. Continue a leitura e saiba o que é clareamento dentário, como funciona o clareamento a laser, preço da sessão, quantas sessões são necessárias e muito mais.
Antes de falarmos especialmente sobre o clareamento dental a laser, é interessante que você conheça outros tipos de clareamento dental para ter certeza de qual opção é a melhor para você.
O valor estimado do clareamento dental a laser é de R$800 (oitocentos reais) até R$3.000 (três mil reais), sendo necessária uma pesquisa de preço.
O carvão ativado clareia os dentes, porém, o processo ocorre de forma superficial, ou seja, ele passa uma sensação de que foi feito o clareamento dental, mas na verdade ele só removeu as manchas superficiais.
O clareamento feito no consultório do dentista também usa um gel clareador, só que em porcentagem mais forte do que no caseiro. A diferença é que o produto é ativado por um laser que faz com que a fórmula química reaja clareando a dentição. O tratamento é feito em até 3 sessões com a duração de 1 hora cada.
Além disso, alimentos com excesso de pigmentos, como açaí e vinho, tanto naturais como artificiais, devem ser evitados até uma semana após o último dia de clareamento pois eles podem manchar o dente. Se você acabou de clarear os seus dentes e não quer perder o dinheiro investido, indicamos que você conheça os alimentos e bebidas que devem ser evitados após clareamento dental.
Logo, é por meio dessas visitas periódicas, da realização de procedimentos regulares como a profilaxia, e por procedimentos como o clareamento, seja a laser ou convencional, que se consegue um sorriso mais bonito e também uma melhor qualidade de vida.
No entanto, o processo de branqueamento dos dentes pode ser feito de diferentes tipos de abordagens, seja ela interna, geralmente feita em dentes que passaram por um tratamento de canal, e externa, que remove as manchas do esmalte dentário, podendo ser feita em consultório, através do clareamento dental caseiro com moldeira, ou por meio da associação das duas formas.
Já o clareamento externo, o produto que é utilizado, é colocado na parte de fora do dente, por isso recebe o nome “externo”. Além disso, ele pode também ser aplicado tanto no consultório quanto em casa, mas é claro, com o devido acompanhamento.
É só por meio da periodicidade a clínica odontológica OralDents que se consegue identificar em sua fase inicial os problemas relacionados a arcada dentária e capazes de danificar a sua coloração.
Para casos como esses é indicado realizar o tratamento com facetas de porcelana. As facetas são finas capas de porcelana ou de resina que são “coladas” na frente do dente na cor que o paciente desejar. Assim é possível atingir tons muito brancos.
As moldeiras de clareamento dental são um método muito comum para conseguir dentes mais brancos. Esses produtos podem proporcionar dentes mais brancos em apenas alguns dias. É possível obter moldeiras personalizadas pelo seu dentista, mas, geralmente, encontra moldeiras de clareamento em farmácias e comércios em todo o país.
Mais acima, foi dito o perigo do branqueamento dos dentes de forma caseira. A atenção que queria dar, é para casos como o que irei falar abaixo, quando não há indicações de um profissional especializado, durante o tratamento.
O clareamento dental a laser é feito no consultório e só pode ser realizado por um profissional capacitado. O dentista isola a região entre dentes e gengiva e aplica o agente clareador sobre a superfície vestibular, ou seja, na frente do dente. Os seus dentes irão então receber um feixe de luz, provocando uma reação química, reduzindo e removendo os pigmentos acumulados na estrutura dental ao longo dos anos.
Quem não gostaria de ter um sorriso mais bonito? Dentes mais brancos aumentam a autoestima, por isso, muitos se perguntam quanto custa um clareamento dental?
No clareamento interno é utilizado quando os pacientes tiveram que passar por um tratamento de canal, por exemplo. Por isso, a substância que é utilizada é colocada dentro do dente.
Você sabe qual é o preço de um clareamento dental? Sabe quais são suas indicações, seus tipos e cuidados do pós-operatório? Saiba neste texto tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental:
© 2023 DentalVidas | Plano Odontológico DentalVidas LTDA CNPJ 05.983.170/0001-57. Desenvolvido por Go on digital LTDA
O clareador de gel é usado junto de uma moldeira. “Deve ser aplicado em pequenas quantidades na moldeira, conforme indicado pelo dentista, e deve permanecer em contato com os dentes de 2 a 4 horas por dia durante 2 a 4 semanas”, indica Vinícius.
Você pode achar que quanto mais sessões de clareamento realizar, mais rápido e mais branco ficarão seus dentes. Mas não é bem assim que funciona. O mais indicado, de acordo com a profissional, é um mínimo de 2 sessões e o máximo de 4, esperando um intervalo mínimo de 1 semana entre esses procedimentos.
O Whiteness Perfect é considerado um pouco mais eficaz de todos citados anteriormente. Tempo de uso: 3 a 4 horas diárias para as concentrações 10% e 16% e 1 hora diária para a concentração 22%. É indicado para o clareamento de dentes vitais.
A recomendação para clareamento caseiro com peróxido de hidrogênio 44% é de 3 a 4 horas por dia, por aproximadamente 2 semanas. Se forem seguidas as recomendações e houver acompanhamento do dentista, é seguro. Também existe outro produto para esse fim que é o peróxido de carbamida 10% (mais utilizado).
O gel clareador deve ser utilizado diariamente pelo tempo indicado pelo seu dentista. Geralmente, quando utilizamos peróxido de carbamida, o tempo de uso é de 4 horas. Nesse caso, o paciente pode dormir com as moldeiras. Utilizando peróxido de hidrogênio, o tempo máximo de uso é de 1 hora e 30 minutos.