Conhecer este cartão-postal do Rio é atividade garantida na maioria dos roteiros pela capital carioca e com toda a razão. O monumento inaugurado em 1931 é um dos grandes símbolos do Brasil e uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
O carro é uma opção pouco prática quando consideramos as maneiras de deslocamento até o Cristo, sendo a menos indicada. Já o trem e as vans possuem características diferentes entre si, mas ambos atendem bem. Para escolher o meio favorito, é legal considerar o estilo de passeio que prefere, o tempo que tem disponível e o valor de cada um.
É claro que existem outros ótimos lugares para ver a cidade de cima: o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea, oferecem vistas lindíssimas e menos lotadas. Já o Mirante Dona Marta tem uma vista parecida e é de graça. Mas o Cristo tem seus méritos históricos e simbólicos e tem gente que não abre mão de conferir de perto essa atração. Se você está convencido de que o passeio vale a pena, veja as nossas dicas de como chegar no Cristo.
Que chegar ao topo do Corcovado e admirar a grandiosidade da estátua é imperdível, nós sabemos. Mas como se organizar para tirar o máximo de proveito do passeio?
Com uma cidade grande de locomoção complicada, acredito que procurar uma hospedagem perto do metrô é sempre uma boa ideia. Por isso, bairros como Ipanema, Copacabana, Flamengo e Botafogo são sempre boas pedidas de onde ficar no Rio.
Já a viagem de trem é mais tradicional e bem mais concorrida, por isso é necessário se planejar com antecedência! Os ingressos para o Trem do Corcovado devem ser adquiridos antecipadamente, online ou pelos pontos de venda autorizados. A compra antecipada não emite o ingresso, mas sim um voucher que deve ser trocado na bilheteria da onde sai o trem, na Estação de Cosme Velho.
Entretanto, se você ainda preferir ir de carro, siga via Cosme Velho pela Ladeira dos Guararapes, subindo a ladeira íngreme. À direita, entre na rua Conselheiro Lampreia até a interseção com a placa indicativa “Corcovado-Mirante”. Vire à esquerda, já na Estrada das Paineiras, e adiante veja mais uma placa indicando “Paineiras-Corcovado”. Os carros de passeio devem seguir somente até às Paineiras. De lá, também é possível seguir de van credenciada até o monumento.
Crianças menores de 4 anos têm transporte e entrada liberadas. Entre 5 e 12 anos têm descontos variados, assim como idosos maiores de 59 anos e naturais e moradores do estado do Rio de Janeiro. Não há meia entrada para estudantes ou pessoas com deficiência.
Garanta o seu ingresso para os melhores passeios no Rio de Janeiro!
Ir de táxi ou de uber até o Centro de Visitantes Paineiras é possível. Apenas tente já deixar combinado o retorno com o próprio motorista que vai com você até lá. Na volta, é complicado encontrar corridas disponíveis pelos aplicativos.
No alto do morro do Corcovado está instalado o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. Maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 a 1931, o ano de inauguração do monumento.
Para uma descrição mais completa, leia nosso guia dos melhores bairros onde ficar no Rio de Janeiro.
As vans oficiais são as alternativas mais simples. Elas partem de três diferentes pontos: Copacabana (Praça do Lido); Largo do Machado (pertinho da estação de metrô); e do próprio Centro de Visitantes do Cristo Redentor (Paineiras). Também há saídas a partir da Barra da Tijuca, mas atualmente estão suspensas.
Até que em 1920 o Círculo Católico do Rio de Janeiro organizou a “Semana do Monumento”, atraindo doações e recolhendo assinaturas em apoio à construção de uma estátua. Foi escolhido o projeto do Cristo Redentor de braços abertos, um símbolo de paz, projetado pelo engenheiro carioca Heitor da Silva Costa e esculpido pelo escultor franco-polonês Paul Landowski.
A 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor localiza-se no topo do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, e encanta os visitantes com a vista deslumbrante para a cidade do Rio de Janeiro.
De carro, definitivamente, não é o melhor jeito de chegar aos pés da estátua. Os veículos só podem ir até o Centro de Visitantes e não há estacionamento no lugar. A partir dali, de qualquer forma, é preciso pegar uma van para completar o trajeto até o destino.
Como faço para chegar ao ponto de embarque do trenzinho estando no hotel Mercure Mourisco Botafogo? Não conheço nada no Rio de Janeiro, estou indo receber uma premiação e terei algum tempo livre, gostaria de conhecer este lindo ponto turístico.