O apoio de profissionais do mercado financeiro pode ser útil para tomar boas decisões e usar seu dinheiro de forma estratégica. Entre os agentes desse segmento, o planejador financeiro aparece como um dos principais.
Em geral, estas são as situações mais comuns em que as pessoas procuram ajuda de um consultor: para sair das dívidas, para saber como gerenciar melhor o dinheiro ou escolher os investimentos mais adequados aos seus objetivos de vida. Também há muitos casos de quem precisa de apoio na hora de transmitir o patrimônio aos herdeiros.
O valor pode variar bastante, mas isso precisa estar claro e transparente para as pessoas. "É uma boa prática o profissional ter um contrato descrevendo os serviços prestados, qual o custo e como o valor será cobrado", afirma.
Holding Familiar: O que é e como funciona? Uma Holdings Familiares é uma estrutura empresarial utilizada para organizar e gerir o patrimônio de uma família. Essa forma de gestão patrimonial tem como objetivo principal a proteção e preservação do patrimônio familiar, além de proporcionar vantagens fiscais e sucessórias. A construção de Holdings Familiares requer um […]
Com a atuação do planejador financeiro, é provável que você fique mais consciente dos seus interesses e das suas necessidades, além de entender como isso se relaciona ao seu dinheiro. Logo, é um passo importante para desenvolver hábitos melhores.
Caso ele trabalhe para uma instituição financeira será ainda mais simples reconhecer tais pontos. Você pode avaliar o que diz o público sobre a empresa e já terá uma ideia sobre a qualidade do serviço.
Ações ON e PN o que são? Uma dúvida muito comum para quem está começando a investir é qual é a diferença entre ações ON e PN. Muitas empresas de capital aberto possuem esses dois tipos de ações em negociação na bolsa de valores, o que leva muitos investidores se perguntarem qual tipo de ação […]
A criação de uma holding familiar pode ser uma opção interessante para famílias que possuem um patrimônio significativo, e desejam gerenciá-lo de forma mais eficiente e protegê-lo de eventuais riscos. No entanto, a construção de uma holding familiar pode envolver custos significativos e desafios legais e financeiros. Uma holding familiar é uma empresa criada com […]
O nível de cobrança também depende das certificações, da experiência e da demanda do profissional. Afinal, quanto mais procurado o planejador for, maior tende a ser seu preço.
O que são os Cepacs? Cepacs é uma sigla para “certificado de potencial adicional de construção”. Trata-se de um título ou valor mobiliário – emitido pelos municípios – que outorga ao seu titular o direito urbanístico adicional dentro do perímetro de uma operação urbana consorciada (OUC). Cada Cepac equivale à determinada quantidade de m² para […]
Além disso, a organização financeira é uma condição indispensável para ter visibilidade sobre o patrimônio. Com isso, você garante o cumprimento de todas as obrigações com a Receita Federal.
Isso vale, por exemplo, para situações como decisões de investimento tomadas pelo consultor sem que você tenha concordado com elas. "São casos de má-fé, sem anuência do cliente", diz.
Antes de contratar de maneira definitiva é importante alinhar como ocorrerá o trabalho. É preciso saber quais serão os serviços prestados, por quanto tempo serão válidos, quais serão os valores cobrados, como o profissional identifica necessidades etc. Todos estes parâmetros devem estar descritos no contrato de prestação do serviço, que deverá será assinado pelo cliente antes, ou logo após o início do atendimento.
Investimentos no mercado financeiro contém riscos e podem resultar em prejuízos. A Uplanner não se responsabiliza perdas decorrentes de operações no mercado financeiro. Verifique sempre os riscos das operações e a compatibilidade com o seu perfil antes de investir.
A atividade de planejador financeiro não é regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão responsável por fiscalizar o mercado de capitais no Brasil. Porém, existem certificações que servem como qualificação para esse profissional, como a CFP® (sigla para Certified Financial Planner, ou planejador financeiro certificado, em português), emitida pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).