A carpa koi, também conhecida como carpa japonesa ou Nishikigoi, é um peixe ornamental de lago apreciado em todo o mundo. No Japão, é chamada de Nishikigoi, uma junção das palavras japonesas “nishiki,” que significa “tecido de seda com padrões,” e “goi,” que significa “carpa.”
Há também uma categoria de carpa Nishikigoi que foi inicialmente importadas da Alemanha para o Japão no fim do século XVIII, como uma espécie de peixe. E chamada de Doitsu, a tradução significa “alemão” em japonês, devido a sua origem.
O presidente da ABN, Lonney Sadahuru Onishi afirma que, no Japão, na China e na Europa, as "nishikigois" chegam a custar US$ 300 mil (R$ 706 mil). "Lá, são chamadas de joias vivas, ou joias que nadam", diz.
A criação de carpas por agricultores japoneses cresceu e, em 1914, algumas das variedades mais impressionantes foram apresentadas em Tóquio, onde foram extremamtente apreciadas e elogiadas pelo príncipe herdeiro Hirohito.
Esse confinamento em cativeiro gerou um tipo de mutação nas carpas que eram, até então, de cor escura preta ou azulada. Notaram exemplares com cores vermelhas, brancas, entre outras. A partir desse ponto houve uma seleção de espécies, e os japoneses passaram a cultivar as carpas para ornamentação, dando nome a cada variedade desenvolvida. Criadas pelos japoneses ganharam estampas e cores incríveis. Agora conhecidas como carpa Nishikigoi, são as Jóias Vivas do Japão.
Por exemplo, em temperaturas mais baixas (cerca de 15 °C), alimente suas carpas apenas uma vez por dia. Em temperaturas superiores a 25 °C, você pode oferecer comida mais de uma vez por dia.
A carpa comum é um peixe de água doce originário da Europa, mas atingiu uma extensão de água doce em todo o mundo, exceto nos locais mais rígidos, como os pólos e o norte da Ásia. Foi introduzido como peixe comestível devido à sua predisposição para viver em águas estagnadas e pobres em oxigênio.
Os peixes Koi são uma mutação da carpa comum, geralmente de cor castanha. Suas criações eram predominantes na China. Mas, quando os chineses invadiram o Japão, esses peixes foram criados principalmente para alimentação. Pois eles eram muito adaptáveis as condições japonesas. Foi então que os japoneses notaram o potencial ornamental do peixe. E então começaram a cria-los para trazer cores variadas, algo que os chineses não faziam.
As carpas macho são geralmente mais esguias, com corpos delgados, em contraste com suas contrapartes fêmeas, que exibem uma forma corporal mais arredondada, especialmente durante a época de desova, quando estão carregando ovos.
É uma Doitsu de base branca com o Sumi (preto) como uma nuvem sobre o corpo. Sua cor preta é variável e instável, pode desaparecer com mudanças de temperatura da água, isso acontece durante o inverno, e reaparecendo às vezes com um padrão completamente diferente. Seu nome é derivado de uma lenda japonesa que conta a história de um dragão (Ryu) se transformando em uma nuvem e correndo através do céu. Sua origem está no cruzamento da Doitsu com a Bekko.
Devido à presença de ‘parvalbumina’, uma proteína, a carpa pode causar alergia alimentar até grave, especialmente em pessoas suscetíveis, que incluem pessoas com imunidade baixa, idosos, crianças e mulheres grávidas. Se você não tem certeza se é alérgico ou não ao consumo de carpas, recomendamos que consulte seu médico e precipite esse diagnóstico antes de consumir este tipo de carne.
Também conhecida somente como Sanke, é uma koi com padrão Kohaku com a adição do Sumi (preto) em sua estampa. Showa Sanshoku: também chamada apenas de Showa, foi desenvolvida na década de 30, apresenta manchas brancas e vermelhas sobre a base preta. Sua cor base é que define a apreciação desta variedade, formando um fundo forte contra as marcas brancas e vermelhas que se entrelaçam. Existem também Showas que apresentam comparativamente, mais cor branca do que preta, e são chamadas de Kindai (moderno) Showa.
O comprimento pode variar de 30 a 60 ou 65 centímetros. O peso é normalmente entre 3 ou até 30 quilos. Em casos absolutamente excepcionais, pode atingir 40 kg de peso e 130 centímetros de comprimento. É um dos peixes de vida mais longa conhecidos, tanto que chega a atingir os cem anos de idade.
Obviamente, esse método é mais barato, mas sem experiência e conhecimento específicos, é quase impossível obter qualidade e se adaptar ao inverno. Portanto, essa decisão custará mais, porque mais cedo ou mais tarde você ainda precisará comprar material fertilizado da piscicultura. Importante! Aconselhe-se com piscicultores experientes e procure comprar filhotes que já passaram o inverno ao menos uma vez.
Também pode ser pescado na fiação usando pequenos silicones e cabeças com chumbo de 2 gramas, a peculiaridade desta pesca é aproximar-se de uma maneira muito silenciosa para não assustar a presa e abaixar o artificial a cerca de 1 metro da boca para estimular o ataque da carpa. É importante acostumar o peixe à nova isca jogando grandes quantidades da isca no local escolhido, que será usado alguns dias antes do início da pesca.
Esta categoria é composta por três variedades de cores, a primeira e mais apreciada é o Shiro (branco), a segunda variedade apresenta o Hi (vermelho) e a terceira e menos significante das três é a Ki (amarelo). Todas as três variedades possuem como cor base o Sumi (preto).