Durante o projeto o profissional ou construtor já deve prever a colocação da calha, mas você deve está se questionando o motivo. Se você já ouviu o ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, já imaginou o que pode acontecer com o solo após várias chuvas, outros motivos são:
Um telhado eficiente não deve proteger a casa apenas do frio ou do sol. Ele também deve ser confeccionado para proteger a casa da chuva, e, por isso, o projeto deve ter a inclinação certa para que não acumule água no telhado. Além dessa característica muito importante, é necessário avaliar o projeto da casa para identificar a quantidade de águas necessárias. Confira a seguir o que é cada água de um telhado:
Embora o nome seja autoexplicativo no quesito estético, a telha colonial apresenta características singulares, oferecendo qualidade e segurança à construção. “Esse modelo de telha possui um canal profundo, evitando, assim, o acúmulo de água, além de ter um formato que facilita a instalação por meio de encaixe (entre cada unidade)”, explica a dupla de arquitetas.
Em uma casa de 100m², 10x10m, o telhado tem duas águas (dois caimentos) e um beiral de 50cm para cada lado. Portanto, um lado do telhado mede 5m + 0,50m de beiral, ou seja, 5,50m. A altura da cumeeira (ponto mais alto do telhado) está a 70cm do final do beiral, então o cálculo será: 0,70 / 5,50 = 0,127, ou seja, a inclinação do seu telhado é de 12,7%. Isso quer dizer que a cada 1m linear, o seu telhado sobe 12,7cm.
Esse modelo de telhado é muito observado em regiões nórdicas. No entanto, esse modelo arquitetônico de telhado também caiu no gosto dos brasileiros, por isso ele é visto amplamente nas construções mais comuns do Brasil.
A telha colonial tem o seu registro de criação na China, precisamente no período neolítico. Rapidamente, ela foi popularizada por todo o Oriente Médio, Ásia e Europa. No Brasil, durante o período colonial, os escravos confeccionavam artesanalmente as telhas. Somente em 1841 elas começaram a ser fabricadas de maneira uniforme e mecanicamente. “Nessa época, a evolução estética da telha colonial permitiu que o encaixe entre elas se tornasse perfeito”, explica as profissionais. Assim, ao longo dos anos, surgiram diferentes modelos:
Embora as telhas fiquem aparentes, esse tipo de arquitetura proporciona vários aspectos importantes para uma casa. Dependendo da composição utilizada, é possível ter uma casa colonial, clássica, rústica, e até mesmo moderna utilizando telhado colonial.
Quando se trata da escolha do piso, da cor da parede e de outros detalhes durante a construção de nossas casas, já sabemos que é uma tarefa difícil, e não é diferente quando a escolha é sobre qual o melhor telhado. Pois é, muita gente tem sérias dúvidas sobre qual o melhor telhado escolher para a sua edificação. E foi exatamente por isso que decidimos falar hoje sobre um tipo específico de telhados muito usados e que são um charme à parte. Estamos falando dos telhados coloniais!
TA – As telhas coloniais são bonitas e fáceis de instalar. Elas estão disponíveis no mercado em vários formatos e cores, podem ser pintadas, oferecem alta qualidade, bom custo-benefício, além de eficiência térmica e acústica. Já a desvantagem fica por conta da manutenção. As telhas podem trincar e desbotar com o tempo, ao trocar uma peça, a cor pode se diferenciar das demais. Outro ponto é a estrutura de sustentação – se não for bem-feita, o resultado pode ser decepcionante.
Depois das telhas de cerâmica, as telhas de fibrocimento são as mais conhecidas dos brasileiros. Até 2017, a composição dessas telhas era basicamente de cimento e fibras de amianto. Em 2017, foi aprovada a lei que proíbe o uso de amianto, então as empresas fabricantes estão buscando soluções de compostos alternativos para fazer essa substituição.
O telhado colonial é um grande exemplo de como a arquitetura vai muito além da disposição dos cômodos ou da fachada da casa. Além disso, esse modelo de telhado garante diversas funcionalidades para a casa, sendo um dos mais utilizados em todo o mundo. Isso porque a sua versatilidade e beleza garantem tudo que uma casa precisa para ser bonita e funcional.
O telhado colonial é um tipo de cobertura de imóveis muito popular e simples. Nesse modelo de telhado, a intenção é deixar que as telhas sejam o centro da atenção. Mas para que isso seja possível, é necessário uma armação resistente que confere o formato e a inclinação correta para o telhado. Além disso, a estrutura também é a parte que define quantas divisões terá o telhado.
TA – Para todos os tipos de construções, especialmente para residências, pois proporciona uma estética mais aconchegante, com cobertura reforçada. Entretanto, a mão de obra costuma ser mais lenta.
Utilizando apenas uma água do telhado com beiral de 50cm em todas as extremidades da casa, essa água mediria 5,50 x 11,00m se estivesse planificada, mas ela não está. Para saber, utilizamos o seguinte cálculo:
Uma dica bem importante antes de comprar telhas de fibrocimento: como a lei que proíbe o amianto é recente, muitas lojas e fornecedores ainda têm as telhas nesse material em estoque. Já foi comprovado que a substância causa danos à saúde de quem instala e de quem mora no espaço, além de ser muito prejudicial ao meio ambiente. Então certifique-se com a loja e com o seu construtor de que a telha escolhida não possui amianto.
Embora tenha uma história antiga, a telha colonial é supermoderna. Na verdade, ela combina com diferentes propostas, que vão do rústico ao contemporâneo. Confira como ficaram os projetos residenciais:
A telha quadrada só se diferencia das outras por conta do seu formato. Ela pode ser confeccionada em diferentes materiais. Além disso, oferece uma estética mais atual, principalmente se a cor escolhida for escura.
Para calcular a área do telhado e assim fazer a compra das telhas é necessário antes saber a inclinação do telhado. Por isso, vamos explicar rapidamente uma conta simples de como medir metro quadrado.
Considerando essa enorme variação, também devemos destacar que a sua utilização em ambientes residenciais é muito maior. Por conta disso, vamos frisar apenas a utilização desse lindo telhado em imóveis residenciais. Em uma casa, o telhado colonial pode ser utilizado em toda a estrutura da casa. No entanto, ele pode ser utilizado em conjunto com outras coberturas ou até mesmo para dar um acabamento estético em certas partes da casa. Confira algumas ideias para utilizar o telhado colonial em sua casa:
Se procura um bom custo-benefício, conforto, estética moderna e cobertura reforçada, a telha colonial é uma opção para a sua construção. Contudo, não esqueça que esse modelo exige manutenções.
Neste post, vamos explicar a você como calcular a área de um telhado, quais os principais tipos de telhas utilizados no Brasil, quais suas características técnicas e quantas telhas por metro quadrado devem ser usadas em cada situação. Confira!
Já as cores cinza e branco, ficam excelentes com projetos do tipo clássico. A fachada de uma casa ao estilo clássico fica ainda mais linda com um telhado colonial na cor cinza ou branca. Independente da cor escolhida, o projeto deve ter sempre um contexto de harmonia entre os elementos.