Quanto a taxa referencial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
0,0%
Qual é o valor da TR? O valor atual da Taxa Referencial, referente à outubro de 2019, é de 0,0% ao mês e também ao ano.
Para que serve a taxa referencial?
A taxa referencial foi criada na década de 90 com o objetivo de controlar a inflação e servir de referência para a economia brasileira. Hoje, a utilização da TR está voltada para o reajuste de aplicações financeiras, como a poupança, os financiamentos imobiliários, o FGTS e os títulos de capitalização.
Como é calculado a taxa referencial?
TR = 100 x [ (1 + TBF)/R) – 1] Para encontrar o valor de R, é necessário fazer usar a fórmula abaixo.
Quando a TR foi extinta?
Pouco tempo após, mais especificamente em 1993, a TRD foi extinta, pela dicção do art. 2º da lei 8.660/93, sendo, a partir de então, substituída pela TR (art. 1º), que é o índice aplicado aos depósitos de poupança (art. 7º) e que tem como objetivo apenas a correção monetária, e não os juros.
Quando a TR zerou?
TR Hoje. Aquele que já foi um dos principais indexadores da economia brasileira, o índice da TR atual está zerado. A Taxa Referencial segue em 0% desde o final de 2017 quando a Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, iniciou sua queda.
O que substitui a TR?
A TR/TRD deve ser substituída pelo INPC em Jurisprudência.