Mergulhe no universo da língua francesa e descubra o significado e as nuances dos verbos “être” e “avoir”. Aprenda as conjugações, seus usos comuns e suas peculiaridades neste guia completo.
O projeto foi completado no fim de dezembro de 1443 ou janeiro de 1444, e descrito em 1446 em um documento intitulado Hunmin Jeongeum (“Os sons apropriados para a educação do povo”), que deu nome ao alfabeto em si. A data da publicação do Hunmin Jeong-eum, 9 de outubro, tornou-se o Dia de Hangul na República da Coreia. A Coreia do Norte celebra o mesmo evento no dia 15 de janeiro.
Depois que o Hangeul foi finalizado, ele foi descrito em um documento de 1446, chamado 훈민정음 (Hun-min-jeong-eum), que significa “Os sons adequados para a educação do povo”. A data da publicação desse documento tornou-se o Dia do Hangeul, na Coréia do Sul: 9 de Outubro.
As pronúncias de algumas consoantes coreanas são parecidas com alguns sons do português, mas, em alguns casos, a pronúncia entre as barras são apenas uma forma de tentar representar um da língua coreana a partir do alfabeto latino.
Além de um som, cada símbolo do alfabeto Coreano tem um nome. O quê? Sim, é isso mesmo. Assim como, em Português, o símbolo J tem um som de [j] e um nome “jota”.
Ufa! Muita informação, com certeza. Não espere lembrar de tudo com uma única leitura. É preciso praticar um pouco, até memorizar os símbolos e as regras de formação das sílabas. Mesmo assim, como diz o ditado, em dez dias qualquer um aprende! Em um bom curso de Coreano, as primeiras lições são para explicar direitinho o Hangeul e ensinar como usar esse sistema de escrita.
O coreano é a língua oficial da Coreia do Sul e usa o Hangul como alfabeto e sistema de escrita. “Han” significa “coreano” e “gul” significa “letra”. Coloque-os juntos e você terá o termo “letra coreana” ou “alfabeto coreano”. Hangul foi inventado pelo Rei Sejong em 1443. Foi criado com o objetivo de ser o mais simples possível para o povo.
A música 아야어여오요우유으이 é perfeita para você conhecer mais do cenário k-indie e ainda praticar a pronúncia das vogais simples!
Nesse caso, a inicial fica no cantinho, “cercada” pelas mediais. Assim: 위 [wo]. Lembre-se de que, nesse caso, o símbolo ㅇ ocupa a posição da inicial e, portanto, ele não tem som.
Essa combinação para aprender o som das consoantes é o que chamamos de 가나다. E, nas músicas apresentadas, eles fazem o uso do 가나다 para deixar a letra mais divertida!
Outra vantagem é que o Hangul é uma linguagem totalmente fonética. Ou seja, quase sempre soa como se estivesse escrito (com exceção de algumas regras de pronúncia, mas podem ser aprendidas muito rapidamente).
As combinações das letras presentes no alfabeto coreano formam os 글자 (/Geulja/), os blocos silábicos coreanos, e eles, por sua vez, formam as palavras que compõem o 한국어 (/Hangugeo/), a língua coreana.
Primeiro, escrevemos a consoante do lado esquerdo, e depois escrevemos a vogal, que vai à direita, embaixo ou até nas duas posições! O 받침 sempre vai ser posicionado embaixo da combinação de consoante e vogal! Exemplo:
Se você quiser aprender coreano para trabalhar, ou apenas para se divertir e assistir a doramas sem legenda ou para entender canções e cantar junto com seus artistas coreanos favoritos, está no lugar certo. Então, vamos estudar o alfabeto coreano comigo e darei algumas dicas para aprendê-lo!
Ao explicar a necessidade de um novo sistema de escrita, o Rei Sejong alega que a língua coreana era fundamentalmente diferente da chinesa; o uso de caracteres chineses (conhecidos como hanja) para escrever em coreano era tão difícil para a população em geral que apenas uma elite privilegiada (yangban, 양반), normalmente formada por homens, era capaz de ler e escrever fluentemente. A maioria dos coreanos eram analfabetos funcionais antes da invenção do Hangul.
Talvez você esteja procurando uma forma de aprender o Alfabeto da Coreia de forma simples e rápida. Você pode encontrar alguns vídeos na internet, mas recomendamos também alguns cursos de coreano.
E por que não aprender coreano comigo no Berlitz? Com mais de 140 anos no ensino de idiomas, oferecemos aulas de coreano online para você focar na conversação com maior flexibilidade e na hora que desejar. Quanto mais presente a língua estiver no seu dia a dia, melhor!
Dia de Hangul — também chamado Dia da Proclamação de Hangul ou Dia do Alfabeto Coreano — é uma festividade nacional coreana que assinala a invenção e proclamação do Hangul, o alfabeto da língua coreana, pelo Rei Sejong, o Grande. Comemora-se no dia 9 de Outubro na Coreia do Sul e no dia 15 de Janeiro na Coreia do Norte.
Assim, o mais recomendado é procurar por áudios e materiais com os caracteres e pronúncias na própria língua, sem utilizar a representação em alfabeto latino (também conhecido como romanização), para que você não se confunda sobre qual é a pronúncia correta de determinada consoante ou vogal.
Com o nosso curso rápido de Hangul, você pode ir além e aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre o idioma. As aulas serão ministradas por uma professora nativa que irá ensinar como ler, pronunciar e escrever em coreano. Confira! 😉
O idioma coreano é chamado de hangul, ele é composto por 14 consoantes e 10 vogais, e a escrita arredondada constitui-se de caracteres silábicos parecido com idioma japonês, mas bem original.
Hanja (漢字) refere-se ao uso dos caracteres chineses para se escrever em coreano. Não é usado hoje, mas alguns ainda aprendem para conseguir ler documentos e textos antigos. O Hanja foi usado até por volta dos anos 90.