Raabe (em hebraico: רָחָב, Hebraico moderno: Raẖav, Hebraico tiberiano: Rāḥāḇ; “amplo”, “grande”; em grego: Ῥαάβ), era de acordo com o Livro de Josué, uma mulher que vivia em Jericó, na Terra Prometida e que ajudou os israelitas na captura da cidade.
É o par romântico de Josué. É linda e delicada, mas forte e ágil. Luta como uma verdadeira guerreira, melhor do que um homem. É tão exímia lutadora que começa a participar das batalhas militares, junto com os homens.
7) Valores morais: Raabe tomou uma decisão baseada em princípios éticos, colocando a vida dos espiões acima de qualquer consideração pessoal. Pessoas chamadas “Raabe” podem ser vistas como indivíduos com fortes valores morais e uma inclinação para agir com integridade.
Acabe: Significado: “Irmão do pai” ou “tio paterno”. Acabe é um nome de origem do hebraico, que também pode ser encontrado na forma de Acab. Este não é um nome muito popular nos dias de hoje, mas ficou consagrado como o nome de um dos mais importantes reis de Israel.
2) Determinação: Raabe demonstrou uma determinação implacável em ajudar e proteger os espiões, não permitindo que obstáculos a impedissem. Essa perseverança pode ser uma característica presente na personalidade de pessoas chamadas “Raabe”.
O nome Raabe pode carregar consigo o significado de superar adversidades, encontrar um novo caminho e reconstruir a própria vida. Ele representa a capacidade de abandonar o passado e abraçar uma nova identidade, baseada em princípios e valores diferentes.
A Bíblia conta que Raabe hospedou em sua casa que ficava sobre os muros de Jericó os dois espias enviados por Josué com a intenção de conhecerem a terra. De alguma forma, a notícia de que espias dos filhos de Israel estavam na cidade acabou chegando ao rei.
A história de Raabe está registrada no Antigo Testamento no livro de Josué (2:1-22; 6:17-25), além de outras referências no Novo Testamento que veremos posteriormente. O nome ‘Raabe”, em hebraico rahav, possivelmente tenha alguma ligação com a raiz rhv, que significa “largo”.
Na verdade, alguns comentaristas defendem a possibilidade de que Raabe tenha se casado com Josué, o que tornaria inviável a possibilidade de ambos os personagens serem uma única pessoa. Muitos também alegam que no Antigo Testamento, não há qualquer referência acerca do casamento de Raabe com Salmom, enfraquecendo ainda mais a ideia de ser tratar da mesma pessoa.
Raabe desceu os espias pela janela de sua casa que ficava no alto do muro e que dava para fora da cidade, a mesma janela em que seria coloca a corda escarlata, e os aconselhou sobre o caminho que deveriam tomar (Js 2:16).
No caso da personagem Aruna, ela não é citada no livro sagrado, é uma criação de autor e poderia ter um filho para completar a família, porém essa possibilidade pode contrariar o que está descrito na bíblia sobre Josué. Lá não consta a informação de que ele tivesse filhos ou esposa.
6) Adaptabilidade: Raabe passou por uma grande mudança em sua vida, deixando para trás sua profissão anterior e integrando-se à comunidade israelita. Isso pode indicar uma capacidade de adaptação e flexibilidade em diferentes circunstâncias.
Raabe é um nome que vem do hebraico a partir da palavra Rahav e tem o significado de “abundante” ou “amplo”. Já na origem grega, o termo quer dizer: “mulher cuja fé é abundante“.
Após ter despistado os guardas do rei, Raabe subiu no telhado para conversar com os espias. Foi ali que Raabe fez sua confissão de fé no Deus dos hebreus. Ela tinha conhecimento das grandes maravilhas que Deus havia feito em prol de Israel, como a libertação do Egito, a travessia do Mar Vermelho, e a vitória sobre os dois reis amorreus, Siom e Ogue, que estavam a leste do Jordão.
Segundo o relato bíblico, Raabe era uma mulher cananeia que vivia na cidade de Jericó. Sua história é marcada por um ato de coragem, fé e transformação. Sua coragem se destaca quando ela abriga os espiões israelitas que foram enviados para reconhecer a terra de Canaã. Raabe arrisca sua própria vida ao escondê-los em sua casa e facilitar sua fuga.
Através desse ato, Raabe demonstra uma disposição para enfrentar desafios e perigos em prol do que acredita ser certo. Sua coragem é uma das principais características associadas ao nome Raabe.
Também considero que não existe qualquer problema cronológico e, portanto, defendo que a Raabe de Jericó é a mesma Raabe que aparece na genealogia do Senhor Jesus no Evangelho de Mateus, esposa de Salmom, mãe de Boaz e ancestral do rei Davi.
Josué anuncia que Salmon e Iru são os dois espiões escolhidos. Apavorada, Raabe implora para os deuses de Canaã ajudarem Nobá. O povo vibra à espera do sacrifício do menino. Desesperada e de mãos atadas, Raabe ora ao Deus de Israel.
Quando Jericó foi tomada pelo exército de Josué, somente ela e sua família é que tiveram suas vidas poupadas, dentre todos os habitantes daquela cidade. Posteriormente, Raabe e os integrantes de sua família tornaram-se israelitas naturalizados (Js 6:17-25).