O cachorro tossindo como se estivesse engasgado é um sinal que todo tutor precisa investigar, já que isso pode ser um sintoma grave de alguma doença, alergia e até uma emergência veterinária.
Esses sintomas aparecem em doenças como cardiomiopatia dilatada, valvular crônica, filariose, potencialmente mortais. Esta última é causada pelo verme do coração e atinge o auge com o aumento das temperaturas, facilitando o desenvolvimento do seu vetor, um mosquito que contém larvas de filaria sendo transmissível aos cachorros.
Por exemplo, diante de um corpo estranho, pode ser necessário extraí-lo, enquanto que uma infecção como a tosse de canis vai requerer a administração de fármacos como os antibióticos para prevenir infecções bacterianas oportunistas. Esta enfermidade pode chegar a ser grave em alguns indivíduos, que necessitarão ser internados para receber um tratamento intensivo que os ajude a respirar com normalidade. Além disso, o manejo dos cachorros com traqueobronquite aguda implica em mantê-los isolados de outros da mesma espécie, com temperatura agradável, bem ventilados e, se possível, com um umidificador. O cachorro ainda tem que fazer exercícios moderados todos os dias. Cabe ressaltar que existe uma vacina contra esta doença.
Exemplo de comportamento ansioso: comer muito rápido sua comida.
As causas de um cachorro com tosse podem ser de diferentes origens, por essa razão, é importante ter um diagnóstico precoce que ajude o veterinário a estabelecer o tratamento adequado. Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar as causas que podem provocar a tosse de cachorro, destacando a tosse produzida por parasitas que infectam os pulmões e o coração que são responsáveis por doenças graves e potencialmente mortais.
A filária desenvolve um ciclo vital em seu interior e termina instalando-se principalmente no coração e nas artérias pulmonares, afetando o funcionamento e constituindo um risco para a vida do cachorro. Se as larvas se deslocam podem obstruir a circulação sanguínea nos pulmões, causando tromboembolismo pulmonar.
O cachorro tossindo se assemelha muito a um engasgo, e muitos pais e mães de pets procuram o médico-veterinário, relatando que o peludo está engasgado. No entanto, problemas cardíacos, respiratórios, tumores e parasitas também causam tosse. Continue a leitura do texto para entender melhor.
No entanto, é importante analisar que muitas vezes pode-se perder tempo tentando executar uma dessas formas de desengasgar um cão e ao invés de ajudá-lo piorar ainda mais a sua situação. Isso porque nem sempre elas podem funcionar e nos casos em que o animal está sem respirar todo minuto é fundamental para salvar a sua vida.
Caso o seu cão seja do tipo que adora comer coisas que não deve, tal como, meias, linhas e tecidos, então sempre evite deixá-los em local de fácil acesso para ele. Essa simples atitude poderá fazer com que as chances de ele engasgar sejam diminuídas.
A tosse de cachorro, especialmente durante as épocas mais frias do ano, é um problema super comum. No entanto, é fundamental que os tutores estejam atentos a esse sintoma que, embora pareça inofensivo, pode ser indicativo de um grave problema para o coração do peludo. A grande questão é que identificar a origem do problema pode ser mais difícil do que parece. Afinal, como é a tosse de cachorro com problemas no coração? Quando os tutores devem ligar o alerta e levar o cão ao veterinário?
Como você pôde observar, são muitas as patologias que podem afetar um cachorro, podendo ser transmissíveis a humanos e vice e versa. Por isso, é de vital importância apostar em medidas preventivas como seguir o calendário de vacinação e desparasitação pautado pelo veterinário, já que ajudará a manter a saúde do cachorro e de toda a família.
Uma vez estabelecido o diagnóstico e iniciado o tratamento, além de seguir as instruções do veterinário, podemos usar os seguintes remédios caseiros para cachorros com tosse e engasgos:
Mas saiba que essa é uma técnica que pode ser perigosa e até mesmo causar lesões internas no animal se executada da maneira incorreta. Portanto, somente a realize em caso de extrema necessidade.
A tosse [é um recurso de defesa , pois elimina do organismo substâncias agressoras e prejudiciais à saúde. As diferentes causas de tosse originam diversos tipos de tosse de cachorro. Em sua grande maioria, vemos o cachorro tossindo como se estivesse engasgado. Se a tosse é muito frequente há necessidade de identificação da causa para tratamento específico.
A maioria dos tutores observa o cachorro tossindo como se estivesse engasgado, mas nem sempre o engasgo é motivo da tosse. A tosse dos pets é causada por diversas razões e é um sintoma comum entre muitas doenças.
Geralmente, no entanto, os objetos estranhos conseguem seguir para o esôfago e o intestino, sendo expelidos posteriormente com as fezes. Em alguns casos raros, no entanto, é necessária a intervenção médica.
Fazer a higiene do ambiente onde vive o cachorro previne não somente a tosse ocasionada por contato com a poeira. Mas também, elimina os germes e vírus que podem contaminar as superfícies.