"Alegria, Alegria" é uma canção composta por Caetano Veloso que foi o marco inicial do movimento Tropicalismo em 1967. O single foi lançado (com Remelexo no lado B) em 1967 e também integrou o álbum Caetano Veloso, do mesmo ano.
O Tropicalismo foi um movimento brasileiro de ruptura cultural que, na música, tem como marco o lançamento, em 1968, do disco Tropicália ou Panis et Circencis. Seus participantes foram os cantores-compositores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a cantora Gal Costa, a banda Os Mutantes e o maestro Rogério Duprat.
Tropicalismo ou Tropicália foi um movimento cultural brasileiro, concentrado entre os anos de 1968 e 1969, que marcou profundamente diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a poesia e as artes plásticas.
A principal proposta do tropicalismo foi promover uma revolução estética e comportamental na cultura brasileira. A ideia era utilizar elementos da linguagem pop, ingerindo tendências comportamentais e artísticas da época, para expressar algo novo.
Cubismo no Brasil: principais artistas
O futurismo no Brasil teve como maiores influenciadores os artistas Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que, por meio do Manifesto Antropófago, propagaram um novo modo de fazer arte, celebrando a cultura nacional e refutando o dogmatismo formal da arte acadêmica.