A gastrostomia Г© uma cirurgia realizada para a colocação de um pequeno tubo flexГvel, conhecido como sonda, atravГ©s da pele da barriga diretamente atГ© ao estГґmago, para permitir a alimentação e fornecimento de nutrientes nos casos em que a pessoa nГЈo consegue se alimentar pela boca.
Alguns cuidados com a urostomia sГЈoВ esvaziar a bolsa coletora de urina regularmenteВ quandoВ estiver com 1/3 a 1/2 de sua capacidade mГЎxima preenchida, tendo o cuidado de abrir a vГЎlvula para eliminar o conteГєdo da bolsa no vaso sanitГЎrio, e fechar a vГЎlvula apГіs, secando-a bem com papel higiГЄnico.
Normalmente, isso inclui uma incisão no epigástrio do paciente e pode ser realizada por meio de uma abordagem cirúrgica tradicional, abordagem percutânea por radiologia intervencionista ou gastrostomia endoscópica percutânea. A gastrostomia foi criada em 1894, pelo cirurgião gástrico americano Martin Stamm.
A urostomiaВ pode ser feita de diferentes formas, ligando a bexiga ao meio externo atravГ©s de um cateter, como a cistostomia, ou colocando um cateter no rim ligado a umaВ bolsa coletora de urina.
No hospital, você vai aprender com a equipe de enfermagem a como cuidar da ferida feita na gastrostomia. Esse cuidado é muito importante, para evitar que haja infecções microbianas no local e inflamação.
Mesmo com a GTT Г© necessГЎrio manter a higiene regular da boca e dos dentes. Escove os dentes, gengivas e lГngua do paciente pelo menos duas vezes ao dia, utilizando sua pasta de dentes e escova comuns.
Ostomia é uma abertura feita através de cirurgia, para criar um novo caminho para eliminar as fezes ou urina, permitir a alimentação pelo estômago ou intestino, ou para permitir a respiração, por exemplo, quando existem danos ou doenças nos intestinos, estômago, bexiga ou rins, ou condições que dificultam a respiração natural.
Primeiramente, é inserida uma sonda pelo nariz (sonda nasogástrica) ou pela boca (sonda orogástrica), que chega até o estômago. Com isso, se enche o estômago de ar.
A taxa global de mortalidade em 30 dias foi de 23,9%, atingindo 63% em um ano e 81,3% em três anos. Essas taxas altas de mortalidade devem-se à idade elevada dos pacientes e às enfermidades subjacentes.
O orifício aberto na pele é chamado de estoma, que tem aproximadamente o diâmetro de um lápis. No estoma é colocada a sonda que faz a conexão do meio externo com o interior do estômago.
Também não se deve usar roupas apertadas que pressionem a abertura da gastrostomia, e nem passar cremes perfumados ou outro tipo de produto químico na pele.
Alguns destes casos podem ser temporários, como acontece em situações de AVC, em que a pessoa utiliza a gastrostomia até que consiga se alimentar novamente, mas em outros pode ser necessário manter a sonda por vários anos ou, até, por toda a vida.
Quando médico ou médica constata que há ruídos no sistema gastrointestinal, sinal de que está funcionando, a pessoa pode começar a receber pequenas doses de alimento pela sonda, que vão sendo aumentadas gradativamente.
A gastrostomia é uma abertura na parede abdominal, que dá acesso ao interior do estômago, para administração de alimentos e de líquidos.
Os cuidados com a colostomia envolvem manter o estoma e a pele em volta sempre limpa e seca para evitar infecções, além de trocar a bolsa de colostomia regularmente quando estiver com 1/3 a 2/3 de sua capacidade máxima.
A ostomia Г© um procedimento feito no hospital pelo cirurgiГЈo geral ou um cirurgiГЈo especializado em gastroenterologia ou nefrologia, necessitando de alguns cuidados tanto hospitalares como em casa, o que varia de acordo com o tipo de ostomia.
As refeições líquidas podem ser preparadas com a trituração dos alimentos sólidos ou pela preparação de fórmulas específicas. Em ambos os casos, é importante contar com a orientação de um ou uma nutricionista, para fazer o cálculo da necessidade calórica da pessoa em tratamento e, assim, indicar os alimentos e as quantidades ideais.
As principais complicações são vazamento de comida ou fluido ao redor da sonda na superfície da parede abdominal, dor no local da incisão, infecção, sangramento, desalojamento do tubo, inchaço do estômago, náusea e diarreia. Complicações maiores são raras, mas podem ocorrer e incluem grandes sangramentos, peritonite (uma infecção dentro da cavidade abdominal) e danos ao cólon.
Nas primeiras 2 a 3 semanas, a ferida da gastrostomia é tratada por um enfermeiro no hospital, pois é preciso ter mais cuidados para evitar uma infecção e até avaliar o local constantemente. No entanto, depois de ter alta e voltar para casa é preciso manter alguns cuidados com a ferida, para evitar que a pele fique irritada e surja algum tipo de desconforto.