Nasalização. A nasalização ou o a nasalidade é tudo aquilo que envolve um aspecto do som nasal, do nariz. De forma específica, com relação ao M e N no final de uma sílaba, ela ocorre da seguinte maneira: a palavra queriaM e a palavra taNta.
«O uso do m final para indicar nasalação da vogal final apareceu talvez em monossílabos da prosa legal por imitação da ortografia latina, e.g. , com, quem, rem (arcaico), tam [...]. ... A ortografia portuguesa acabou por fixar o -m como marca de nasalidade em final de palavra.
Palavras com m no fim:
Você sabia disso? Em português temos poucas palavras terminadas com n. Entre elas podemos citar hífen, éden, abdômen, cólon, espécimen, glúten, hímen, pólen, sêmen, ânion, cânon, cátion, elétron, nêutron, plâncton, próton, líquen…
Vogais orais A corrente de ar vibrante passa, ao mesmo tempo, pelas cavidades bucais e nasais. Para marcar o som nasal das vogais na escrita utilizamos o til, o m ou o n. São cinco as vogais nasais: /ã/ = ímã, anta, canto, ambos.
São cinco as vogais nasais: α, e, i, o u. Escuta e tenta imitar.
Significado de Nasal adjetivo Relativo ao nariz. Diz-se do fonema cuja articulação se faz com o abaixamento do véu palatal, o que permite ao ar expirado ressoar parcialmente nas fossas nasais.
INTRODUÇÃO: A nasalização fonética é um fenômeno que ocorre quando uma vogal, próxima a uma consoante nasal da sílaba seguinte, assimila o traço nasal da consoante e se nasaliza pelo processo de assimilação. (cf. f[ã]mília, t[õ]mate, [ã]nel).
2. Enunciando corretamente a vogal O. Da mesma forma que acontece com o E, no final das palavras a letra O não tem o som aberto de um ó ou ô. Sempre que ela aparecer não acentuada o natural é que seja pronunciada como “u”.
Como ensinar as vogais?